Adão Iturrusgarai lança o livro “Paris por um triz” na Itiban

Cartunista gaúcho conta, em prosa, suas aventuras pelas ruas e telhados da Cidade Luz

Os fãs de Adão Iturrusgarai já podem celebrar. O cartunista lança, nesta sexta-feira (18), às 19h, o livro de memórias “Paris por um triz” (Zarabatana). Com humor de orelha à orelha e riqueza de detalhes, o volume narra as aventuras de Iturrusgarai pelas ruas e telhados da Cidade Luz da década de 1990. Quem espera saber da história em cartum terá uma surpresa: o livro é todo escrito em prosa. 

O motivo da mudança foi o desafio. “Já fiz muita muita tira, muitos quadrinhos, muita ilustração.  Eu queria fazer um livro, como eu digo, só de letrinhas. Há décadas eu queria, e o meu trabalho sempre foi baseado muito no texto, humor de texto”, diz o cartunista.

O livro promete, já que, da experiência em Paris, Iturrusgarai não mudaria quase nada: “Eu só queria que as coisas tivessem dado um pouco mais certo e queria ter tido dinheiro sempre, para não ter que que fazer trabalhos duros.” 

A ideia do livro surgiu da newsletter “Correio Elegante”, que Iturrusgarai escreve semanalmente com histórias de viagens e memórias da infância. Um dia, pensou que tinha que contar sobre Paris. Levou um ano e meio para começar a escrever, pois sabia que seria uma história longa e não poderia parar no meio.

Quando tomou coragem, escreveu toda semana por dois anos e o resultado foi uma autobiografia – com pitadas de ficção – de 264 páginas sobre os altos e baixos do personagem Adaô (“Adão”, na pronúncia das francesas) em sua busca por mulheres, trabalho e sucesso como cartunista. 

“É a história de um sonho, de um jovem que foi tentar dar certo na Europa, um sonho de muitos sul-americanos. Eu acho que as pessoas vão torcer por Adaô. É um personagem bastante simpático e nessa história toda as pessoas querem muito o triunfo”, conta o autor. 

Lançamento

Iturrusgarai estará na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845) nesta sexta-feira (18), às 19h, para uma conversa mediada pelos críticos de quadrinhos do Kitinete HQ, Liber Paz e Rodrigo Scama, seguida pela sessão de autógrafos. O uso de máscara é imprescindível no interior da loja. 

Livro

“Paris por um Triz: aventuras de um cartunista”, de Adão Iturrusgarai. Zarabatana, 262 páginas, R$ 48. Memórias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima