De macarronada a recheio do Chester: veja as receitas de Natal dos leitores do Plural

Confira os pratos que não podem faltar na mesa dos nossos leitores e inspire-se para a sua Ceia natalina

Chegamos a mais um final do ano, tempo de celebrar e se reunir em família para confraternizar e, claro, aproveitar as coisas boas da cozinha.

Como forma de interagir com a comunidade do Plural, pedimos aos nossos leitores que enviassem as receitas que não podem faltar na Ceia de Natal. Entre as sugestões recebidas estão entrada, prato principal e sobremesa. Confira a seguir 5 receitas de Natal. Boas festas e bom apetite!

Leia também:

10 espumantes brasileiros a partir de R$ 27 para brindar ao Natal

5 cervejas de Curitiba para presentear no Natal

12 receitas veganas para a Ceia de Natal

Receitas de Natal

Caponata

Por Carolina Cattani

Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

2 berinjelas grandes

1 pimentão médio (vermelho ou amarelo)

1 cebola média 

Uva passa a gosto 

Nozes picadas a gasto

Azeite de oliva quanto baste

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

Sal a gosto

Modo de preparo

Pique todos os ingredientes em pedaços pequenos e iguais. Coloque numa forma, regue com vinagre e cubra com azeite. Feche com papel alumínio e leve ao forno médio por 45 minutos. Deixe para salgar quando esfriar. Guarde em embalagem hermética (não precisa geladeira).

***

Recheio para Chester

Por Neusa Baran

Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1 Chester para rechear 

1 cebola média

3 dentes de alho

½ pimentão vermelho

1 linguiça calabresa

150 g de bacon

Azeitonas a gosto

Salsinha a gosto

Orégano a gosto

2 ovos

Farinha de rosca quanto baste

Modo de preparo

Pique bem a cebola, o alho, o pimentão, a linguiça calabresa, azeitonas e o bacon. Misture tudo, adicione os ovos crus e a farinha de rosca aos poucos até que a mistura vire uma farofa. Tempere com orégano e salsinha. Recheie o Chester com a mistura. Por fim, prenda as pernas do animal com palitos e feche bem para o recheio não sair. Tempere a parte externa da ave a seu gosto e asse até dourar.

***

Frango Defumado

Por Solange Martins

Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1 frango inteiro já defumado

200 g de queijo prato em pedaço para ralar

3 colheres de maionese

Batata palha quanto baste

Modo de preparo

Tire a pele e osso do frango e desfie a carne. Misture o queijo prato ralado e a maionese. Leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até derreter bem o queijo. Cubra com batata palha e leve ao forno mais 5 min.

***

Macarronada de forno

Por Loredana D’Ettorre

Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

500 g de macarrão no formato rigatoni ou penne

350 g de carne moída ou de linguiça retirada da pele e desmanchada

700 ml de passata de tomate

1/2 copo de água

1 cebola picada

1 dente de alho picado

1 cenoura cortada em cubinhos

1 salsão cortado em cubinhos

150 g de presunto cortado em tiras finas

250 g de muçarela cortada em cubinhos

100 g de parmesão ralado

5 colheres de sopa de azeite de oliva

100 ml de vinho tinto seco

Sal e pimenta-do-reino quanto baste

5 a 6 folhas de manjericão fresco

2 colheres de sopa de sal

Modo de preparo

Comece pelo ragu. Refogue em fogo muito baixo alho e cebola numa panela com bordas altas. Adicione a cenoura e o salsão e cozinhe por alguns minutos até murchar. Acrescente a carne moída ou a linguiça e deixe refogar em fogo baixo até dourar a carne. Adicione o vinho tinto e cozinhe por poucos segundos até evaporar o álcool. Acrescente a passata de tomate, a água e os temperos: sal, pimenta-do-reino e manjericão. Deixe cozinhar por cerca de 1h30 minutos em fogo baixo e com a panela semi-tampada (se ao longo da cozimento, o molho ficar muito denso, adicione mais água aos poucos).

Quando o ragu estiver pronto, numa panela grande ferva 5 litros de água (1 litro para cada 100 g de macarrão) e adicione o sal. Cozinhe o macarrão, mas retire na metade da cocção (veja o tempo indicado na embalagem), pois terminará de cozinhar no forno.

Numa forma grande e antiaderente, misture o macarrão semi-cozido e o molho de tomate (não pode ser muito denso). Acrescente o parmesão, o presunto e a muçarela e misture até incorporar bem todos os ingredientes. Coloque no forno em 180 graus C por cerca de 30 minutos ou até gratinar o queijo. Sirva ainda quente.

Rendimento: 6 porções.

***

Sorvetão

Por Solange Martins

Grau de dificuldade: médio

Ingredientes

3 colheres de achocolatado

3 colheres de água

1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite

1 colher de amido

3 gemas de ovo

3 claras de ovo

3 colheres de açúcar

1 caixinha de creme de leite (sem soro)

Modo de preparo
Numa forma de pudim coloque três colheres de achocolatado misturadas com três colheres de água e espalhe por toda a forma. Leve ao freezer. Numa panela misture o leite condensado, o leite, o amido e três gemas de ovo. Leve ao fogo e mexa até engrossar.

Em separado, bata as três claras em neve e, em seguida, adicione o açúcar e bata mais um pouco até incorporar. Adicione o creme de leite. Adicione o composto da panela e misture os dois cremes. Coloque tudo na forma que está no congelador e guarde no freezer de um dia para o outro. Para desenformar, coloque por alguns segundos na chama do fogão e com uma faca solte as laterais e o fundo. Vire o sorvete num pirex e coloque de volta no congelador. Retire 10 minutos antes de servir.


Sobre o/a autor/a

2 comentários em “De macarronada a recheio do Chester: veja as receitas de Natal dos leitores do Plural”

  1. Você já foi no site da Gazeta/está passando pelos sites de todos os veículos de informação durante essa época do ano, ou escolheu especificamente o Plural* para fazer esse comentário?

    Mandou seu desagrado pra Ana Maria Braga também?
    ___

    *o Plural que, diga-se de passagem, está constantemente divulgando informações sobre campanhas de arrecadação de alimentos e outros itens para diversos grupos que precisam.

  2. Que absurdo, com tanta gente passando fome no mundo, esse blog tem a coragem de publicar receitas de natal. Isso é uma afronta, um desrespeito pela população carente. Vocês são uns insensíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima