Chef italiano ensina receitas regionais da Itália em Curitiba

Chef promove workshops sobre comidas de Vêneto e Piemonte com harmonização de vinhos feita pelo sommelier Andrea Torrente

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Um workshop para literalmente colocar as mãos na massa. O chef Paolo Pisano promove o Giro d’Italia, uma série de aulas com vagas limitadas para quem quiser aprender receitas tipicas da Itália, como tortellini burro e salvia e bigoi (massa artesanal) com ragu de pato.

O curso é direcionado a estudantes de gastronomia e simples apaixonados pela culinária italiana que desejam aprender pratos que fogem do comum. As aulas começam em maio e cada semana é dedicada à cozinha de uma região diferente.

Na primeira semana, Pisano vai ensinar o passo a passo de duas receitas do Vêneto, região no nordeste do país: bigoli (ou bigoi, em dialeto vêneto), um espaguete grosso artesanal servido  com ragu de pato; e o tortellini di Valeggio, rechado com carne, na manteiga e sálva.

Na segunda semana será a vez de dois pratos do Piemonte, no noroeste da Bota: plin, versão pimontês de ravioli com recheio de carne servido com demiglace de carnes e legumes; e talharim com 30 gemas de ovo e ragu Delle Langhe, um molho à bolonhesa de linguiça de pernil e figado de frango.

“O Giro d’Italia é a famosa corrida de bicicleta que todo ano percorre as estradas italianas de norte a sul, mas nós cozinheiros italianos usamos a expressão também para indicar uma viagem gastronômica. O objetivo do curso é aproximar os curitibanos à gastronomia, lingua e cultura regional italiana”, explica Pisano.

Após uma breve introdução teórica sobre a história do prato e da culinária regional, os alunos vão preparar a comida sob orientação do chef. Os prato serão também harmonizados com vinhos italianos. Nas aulas do Vêneto, será servido um tinto da Valpolicella; nas do Piemonte, os pratos serão acompanhados pelo tinto Barbera d’Asti.

A seleção dos rótulos é realizada pelo sommelier italiano e jornalista enogastronômico, Andrea Torrente, que vai conduzir a degustação harmonizada e apresentar as principais noções sobre a produção vitivinicola das duas regiões.  

As aulas são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Universidade Positivo e custam R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos. O Giro d’Italia é realizado pelo Centro Cultural italo/brasileiro “Dante Alighieri” em parceria com a Universidade Positivo Ecoville.

Sobre o chef

Paolo Pisano é natural de Sanremo, na região da Liguria, e conhece em profundidade a gastronomia italiana. Autodidata, morou em Florença e Paris onde aperfeiçoou seus conhecimentos culinários. Em 2006, transferiu-se com a família para Curitiba, onde atuou como chef pelo Consulado Geral Da Itália de Curitiba e partecipou de muitos eventos culinarios. É também professor de língua italiana no Centro Cultural italo/brasileiro Dante Alighieri.

Serviço

Workshop Giro d’Italia. Inscrições pelo WhatsApp: (41) 99644-6096. Ou pelo Instagram com o chef Paolo Pisano (aqui) e do sommelier Andrea Torrente (aqui). No Laboratório de gastronomia 117, da Universidade Positivo (campus Ecoville). Aulas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Valor: R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos.

1ª SEMANA – Região: VÊNETO

Terça-feira (2/05), das 19h às 22h. 

Massa:  “BIGOI” (massa artesanal) 

Molho: RAGOUT DI ANATRA (bolonhesa de pato)

Quinta-feira (4/05), das 19h às 22h  

Massa: TORTELLINI DI “VALEGGIO” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: BURRO E SALVIA

2º SEMANA  – Região: PIEMONTE

Terça-feira (08/05), das 19h às 22h

Massa:” PLIN” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: IL SUO FONDO (demiglace di carnes e legumes)

Quinta-feira (11/05), das 19h às 22h  

Massa: “TAJARIN” AI 30 TUORLI (massa artesanal com 30 gemas de ovo)

Molho: RAGOUT DELLE LANGHE (bolonhesa de linguiça de pernil e figado de frango)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima