Botecos, personagens e lendas da carne de onça. Ouça o podcast Os Gastronautas

O jornalista e escritor Sandro Moser, e o fundador da Curitiba Honesta, Sergio Medeiros contam histórias, memórias e anedotas do tradicional petisco

Há cinco anos, uma lei municipal elevou a carne de onça a Patrimônio Cultural de Curitiba. O selo foi a certificação oficial da importância do petisco para a tradição culinária curitibana, que tem legiões de fãs.

No episódio que estreou nesta segunda-feira (4) nas principais plataformas de streaming (veja abaixo), o fundador do Curitiba Honesta, Sergio Medeiros, e o jornalista e escritor, Sandro Moser, nos levam a uma viagem gastronômica pela boemia curitibana. O ponto de encontro é o extinto Toca do tatu, bar onde a carne de onça teria sido criada na década de 1940.

De boteco em boteco, conhecemos lendas e personagens relacionados ao petisco feito com carne bovina crua temperada com azeite, sal, pimenta-do-reino, e servida na broa.

Medeiros foi um dos principais artífices para que a Câmara dos Vereadores aprovasse a lei que em 2016 tornou a carne de onça um Patrimônio Cultural da cidade. Desde então, ele organiza anualmente o Festival da Carne de Onça – a 5ª edição vai até 10 de outubro – e se dedica a desbravar botecos que servem a iguaria.

À esq. Sergio Medeiros, da Curitiba Honesta (foto: reprodução); à dir. Sicupira e Sandro Moser (foto: Zelig Digital).

Grande conhecedor de locais e personagens da boemia curitibana, Moser é também autor do livro “Sicupira – vida e gols de um craque chamado Barcímio”. A primeira edição está quase esgotada, mas os últimos exemplares podem ser comprados aqui.

Além de causos e anedotas sobre a cidade e seus personagens, Sandro e Sergio trazem uma seleção musical para o podcast: De boteco em boteco, de Nelson Sargento – cuja morte em maio foi lamentada por Moser num texto intitulado “Nelson Sargento foi um sonho que a gente teve” -, Bares da Cidade, de João Nogueira, e Ilusão S/A, da banda curitibana Carne de Onça.

Ouça o podcast no Spotify, Google Podcasts ou dê play abaixo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima