Projeto ajuda estudantes a fazerem faculdade nos EUA

Parceria com IFPR destrincha gratuitamente o mundo da candidatura à graduação nas universidades norte-americanas

Estudar fora do país parece um caminho longo e difícil demais, praticamente impossível. Mas, um time composto por 14 voluntários de 6 estados diferentes, sendo 70% mulheres, mostra que não. Por meio de uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o AplicaEasy, projeto idealizado pela estudante Maria Vitória Rosa Sypnievski, mostra gratuitamente os passos necessários para ingressar em cursos de graduação norte-americanos. 

Desde agosto deste ano, o grupo desvenda o mundo da Application — o complexo processo de candidatura às universidades dos Estados Unidos —  para os alunos. Os voluntários indicam quais os documentos necessários, falam sobre a importância das atividades extracurriculares, dão dicas de como estudar inglês, como fazer as cartas de recomendação e de apresentação.

“Tenho um aluno que foi estudar lá, se formou em Dança e hoje é professor e coreógrafo de uma das maiores companhias de dança de Harvard. Ele conseguiu a vaga porque era um bom aluno, sim, mas havia mais 3 mil bons alunos no mundo todo para aquelas vagas. Conseguiu porque tocava violão e dava aulas gratuitas em uma comunidade carente. São ações que vão agregar à história de Harvard”, diz Cleber Serafim, Coordenador de Relações Internacionais do IFPR. 

Quem já viveu a experiência ajuda a mudar o destino de outros estudantes. Os alunos que passaram pelo processo e conquistaram vagas participam do projeto conversando com os interessados em lives semanais, sempre às segundas-feiras, no canal do IFPR no YouTube. Esses encontros também contam com integrantes de instituições de graduação renomadas nos EUA, que possuem expertise nos tópicos do processo. Há, ainda, um jornal que resume os episódios. Ambos são abertos à população. Esta foi a forma encontrada para dar acesso ao máximo de pessoas possível. 

“A Application é muito elitizada, existe uma defasagem enorme de conteúdo em português e ainda mais gratuito: a oferta de vagas é significantemente menor que a grande procura. Democratizamos o acesso a essas informações para que alunos de comunidades carentes também estejam um passo mais perto do seu sonho”, diz Maria Vitória. E, segundo Cleber, uma das funções do Instituto Federal é atender não apenas os alunos, mas a comunidade: “Não adianta querer só melhorar o nosso aluno e não melhorar a comunidade ao redor.”

Diferenças

Enquanto no Brasil o aluno estuda o conteúdo das disciplinas para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares, lá se faz uma avaliação holística. Além do conhecimento na língua inglesa, exigem uma carta de recomendação de professores, um currículo, uma carta de apresentação escrita pelo próprio aluno falando de suas habilidades, redações e entrevistas, dentre outras coisas. 

“Uma coisa é o aluno querer estudar nos Estados Unidos, a outra é o quanto a universidade dos Estados Unidos está interessada que esse aluno vá lá estudar, porque precisa ser recíproco para conseguir os benefícios. Então a gente prepara esses alunos de forma que consigam oportunidades. A gente está aí para realizar sonhos”, afirma Cleber.

Faculdade nos EUA para todos

De acordo com Maria Vitória, 70% dos alunos do IFPR são cotistas e o intuito da parceria é fazer o conteúdo chegar à parcela da população que não tem tantos recursos. “Idealizei o AplicaEasy, pois queria retribuir e compartilhar, de alguma forma, todo conhecimento de Application que ganhei através de mentores, professores e colegas. Às vezes o estudante tem a motivação para estudar fora, mas não tem acesso a um guia e os materiais certos, o que pode fazer o processo erroneamente parecer inatingível. Através da live e do jornal, é super recompensador poder desmistificar um pouco desse processo e compartilhar nossa experiência no assunto”, conta Maria Vitória, que acabou o ensino médio em junho deste ano e atualmente está no chamado “gap year”, um ano sabático, no aguardo do novo período de inscrições nas universidades dos EUA.

Além dessas ferramentas e do conteúdo postado no Instagram, os inscritos no programa participam de sessões de monitoria individual, essas sim, limitadas aos 126 alunos da instituição.

Fora a parceria no AplicaEasy, o instituto tem diversos projetos no setor de internacionalização, como convênio com universidades portuguesas e o incentivo à graduação em Medicina na Argentina. Para auxiliar os alunos, outros dois jornais são editados semanalmente: um disponibiliza os melhores cursos online internacionais e gratuitos para os alunos turbinarem o currículo; e o outro fala sobre as principais bolsas de estudo que abrem na semana.


Serviço

YouTube: AplicaEasy TalkShow

Instagram: talkshow.ifpr

Jornal: Google Drive

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima