Conheça o político que enfrentou os ruralistas para libertar os escravos

O Visconde do Rio Branco é o personagem desta semana do podcast "Quero te apresentar uma pessoa"

O Brasil acaba de celebrar 150 anos da lei mais importante do processo de abolição de escravos no país. A Lei do Ventre Livre, votada no Senado em 1871, tornou o fim do uso de trabalho escravo inevitável: a partir dali, restava apenas saber a data da abolição final, que acabou demorando ainda mais 17 anos.

Curiosamente, o homem que teve o papel central na aprovação da lei é pouquíssimo lembrado pelos brasileiros. O Visconde do Rio Branco, que naquele momento era o primeiro-ministro do país, conduziu a votação de maneira inteligente e se manteve firme apesar da pressão dos fazendeiros escravocratas.

Rio Branco é o personagem desta semana do podcast “Quero te apresentar uma pessoa”, que toda semana fala de um nome importante da história brasileira. O programa, patrocinado pelo Colégio Internacional Esic, já contou as histórias de Nair de Tefé, Bertha Lutz, José Maurício Nunes Garcia e César Lattes.

O podcast, que tem texto de Rogerio Galindo e apresentação de Sandi Bart, pode ser acessado nas principais plataformas do gênero, e também no site do Plural.

Siga nas plataformas:

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Google Podcasts

Spreaker

Podcast Addict

Podchaser

JioSaavn

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conheça o político que enfrentou os ruralistas para libertar os escravos”

  1. Mais ou menos o que o Lula fez quando regularizou o trabalho das domésticas…dizem até que a Dilma caiu por isso…ainda bem que foi só manipulação, se o povo estivesse acordado mesmo não sobrava pedra sobre pedra em Brasília com estes saqueadores no poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima