CIEE tem cursos de qualificação gratuitos em Curitiba

Cursos Livres estão disponíveis para pessoas com idade acima de 14 anos

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) tem cursos livres gratuitos nas modalidades online e presencial para Curitiba e demais municípios. Para se inscrever, basta ir até uma das 39 unidades, verificar o site ou entrar em contato pelos telefones: (41) 3313-4300 (moradores de Curitiba e da região metropolitana) e 0800 300 4300 (demais regiões).

Uma das participantes dos cursos é a cabeleireira aposentada Aurea Rodrigues dos Santos, que faz Informática Básica. Aos 65 anos tem por objetivo estudar para se manter ativa e independente. “Depois da aposentadoria e ainda mais durante a pandemia, senti que parei. Hoje, quando vou ao banco, pedem para eu instalar aplicativos e passar meu e-mail, mas e se eu não souber mexer com isso?”, questiona.

De acordo com o CIEE somente neste ano mais de 22 mil pessoas foram certificadas no Paraná.

Da mesma turma de Aurea, Agata Lohane Oliveira, de 15 anos, vê no curso uma oportunidade de socialização e aproveitamento do tempo livre. “Minha motivação quando venho para cá é conhecer pessoas novas, aprender e ainda dar algumas risadas graças aos professores, coisas que eu não faria facilmente em casa”, comenta.

A ideia de capacitação e currículo cheio também é o objetivo de Aghata Cavalli, de 14 anos. No último ano do ensino fundamental, ela está matriculada no curso “Logística: Almoxarifado e Estoque”. “Como ainda falta muito para eu decidir sobre a faculdade, posso usar minhas tardes para experimentar um pouco de cada área e já deixar o currículo pronto para quando eu escolher alguma”, explica.

Da escola para o mundo do trabalho

Oratória, Matemática Básica, Informática e outros cursos já ajudaram o vestibulando João Paulo dos Santos Brito, de 17 anos, a melhorar o desempenho na escola. Ao que as notas de matemática eram um problema para o estudante, hoje foram descomplicadas pelos “macetes” e dicas ensinados no curso livre. “Isso com certeza vai me ajudar nas provas e na busca pelo meu primeiro emprego”, afirma.

O ingresso no mundo do trabalho é um dos principais motivadores dos alunos, juntamente com a requalificação profissional e o aprimoramento do currículo. “Independentemente da idade, o foco das aulas é garantir que os objetivos pessoais de cada estudante sejam concluídos. Para isso, adapto minha forma de ensinar a cada um e, ao final dos cursos, percebo que alcançamos essa meta”, explica o instrutor Claudenir Contesini, mais conhecido como Ney.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima