Aliança Francesa celebra aniversário de Curitiba com ateliês sobre arquitetura e vinícolas

Inspirada pelos recém completos 331 anos de Curitiba, a Aliança Francesa propõe dois ateliês focados nas belezas arquitetônicas e gastronômicas da região

Inspirada pelos recém completos 331 anos de Curitiba, a Aliança Francesa propõe dois ateliês focados nas belezas arquitetônicas e gastronômicas da região. 

No dia 06/04 vamos realizar o Tour Curitiba Francesa, um passeio por prédios de  Curitiba que possuem influência da arquitetura francesa em suas fachadas e interiores. Começaremos o dia com um Café da Manhã na AF Curitiba – Sede Prudente, de lá, uma van buscará os participantes e iremos juntos visitar a Capela Santa Maria, o Paço da Liberdade, a Catedral de Curitiba, o Palácio Belvedere, o Passeio Público, o Palacete Leões e o Castelinho do Batel, em um tour repleto de história e curiosidades ensinadas pela Professora Viviane Ribeiro. 

E ainda tem mais! No final do passeio, passaremos pela Casa da França, onde seremos recebidos com um delicioso espumante e os participantes terão um desconto exclusivo nas compras! Imperdível, né? 

E no dia 18/04 acontece o Ateliê de Vinhos. Se você é apaixonado por esse tema, não pode perder a chance de conhecer mais sobre a produção das vinícolas paranaenses com Wagner Gabardo, diretor da escola de sommeliers Alta Gama.

O Paraná vem conquistando medalhas em concursos de vinhos pelo Brasil. Nos últimos cinco anos, foram 140 medalhas recebidas, das quais 104 de ouro. O estado acaba de conquistar sua primeira Indicação Geográfica de vinhos, Vinhos de Bituruna, reconhecida como a Capital Paranaense do Vinho. Além disso, são diversas as opções de passeios de enoturismo disponíveis na Região Metropolitana de Curitiba. 

Nesta degustação provaremos 5 vinhos de diferentes regiões paranaenses, dando destaque às vinícolas e aos vinhos premiados bem como às variedades de uva pouco conhecidas. Será apresentado o Mapa do Enoturismo Paranaense o qual será presenteado aos participantes da degustação.

O ministrante, Wagner Gabardo é diretor da escola de sommeliers Alta Gama, em Curitiba, e executivo da VINOPAR – Associação dos Vitivinicultores do Paraná, pela qual organizou três festivais do vinho paranaense e desenvolveu o Mapa do Enoturismo do Paraná. Foi Pesquisador bolsista da UNESCO – Cátedra Cultura e Tradições do Vinho, Université de Bourgogne, 2021-2022. Doutorando em Geografia e Mestre em Turismo pela UFPR onde pesquisa Terroir, Paisagem, Enoturismo e Patrimônio Vitivinícola. Especialista em Enologia e Viticultura pela UTP, Brasil. Tecnólogo Sommelier pelo CAVE, Argentina. Foi organizador do II Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento, realizado na UFPR em dezembro de 2023. Professor há quinze anos, dita cursos e palestras em cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Foi consultor de criação do kit de aromas do vinho Papillon. Escreveu artigos para Revista Vinicola, Brasil, e Gazeta Rural, Portugal e produziu vídeos sobre vinhos para o Jornal Plural. Desenvolveu e gravou cursos de educação a distância para a WEBTV do Senac Nacional: Introdução aos Vinhos e Enogastronomia. Foi eleito personalidade do vinho de Curitiba no Troféu Brindo em 2018.

CURITIBA FRANCESA

Quando: 06/04/2024, sábado, das 09h00 às 12h30
Investimento: R$ 190,00 + Taxa Sympla (inclui passeio, café da manhã e deslocamento na van).
Ministrante: Profª Viviane Ribeiro
Ponto de partida: AF Curitiba – Sede Prudente de Moraes (Al. Prudente de Moraes, 1101 – Centro).
Inscrições via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/tour-curitiba-francesa/2396186 

ATELIÊ DE VINHOS

Quando: 18/04/24, às 19h30
Onde: Aliança Francesa de Curitiba – Al. Prudente de Moraes, 1101 – Centro
Investimento: R$ 150,00 + Taxa Sympla (degustação inclusa).
Inscrições via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/atelier-de-vinhos/2406395
Mais informações: 
afcuritiba.com.br 
+55 41 3223-4457

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima