17 fev 2022 - 7h45

Burocracia

Toda vez que escuto essa palavra, imagino uma pilha de documentos, processos lentos e complicados, cartórios lotados, e mais um monte de situações que nos fazem perder a paciência

BUROCRACIA: aquela palavra que dá arrepio só de imaginar! Toda vez que escuto essa palavra, imagino uma pilha de documentos, processos lentos e complicados, cartórios lotados, e mais um monte de situações que nos fazem perder a paciência.

Pensando nisso, em buscar soluções que impactem positivamente o dia a dia do cidadão curitibano, lancei no começo de janeiro deste ano o projeto “Curitiba + Simples”, junto com minha colega de bancada do Novo em Curitiba. O objetivo é coletar dados e informações diretamente das pessoas envolvidas em situações que dificultam a vida do curitibano. E para isso disponibilizamos em nosso site www.curitibamaissimples.com.br um formulário que pode ser preenchido por qualquer pessoa que queira contribuir com esse projeto. Basta acessar o site e desabafar!! Sim, nós queremos ouvir aquela história cabeluda que aconteceu com você ao realizar algum procedimento em qualquer órgão público!

Um dos pilares do nosso mandato é fazer políticas baseadas em evidências. Não se pode propor soluções sem conhecer os reais problemas; sem entender onde o “calo aperta”.

Saber o que funciona e o que poderia ser melhorado é pré-requisito básico para estudar formas de contribuir com o Poder Público.

Desburocratizar, simplificar os processos significa ganhar eficiência, ganhar tempo, estimular o crescimento econômico, incentivar a inovação. Outro dia estava chegando para almoçar num restaurante que costumo frequentar e junto comigo chegava um grupo de ciclistas que perguntaram ao pessoal do restaurante se o mesmo possuía um local para deixar as bicicletas de maneira segura; fiquei absolutamente surpresa ao ouvir a resposta: “Nós até tentamos instalar um bicicletário no restaurante, mas a burocracia é tão grande que acabamos desistindo”. É disso que estamos falando: as pessoas acabam desistindo de inovar, de oferecer um serviço melhor ao cliente, quando se deparam com processos demorados, complexos e/ou onerosos! E quem perde é o cidadão/cliente.

Nosso plano de ação com o “Curitiba + Simples”, além de coletar as informações, inclui a elaboração de sugestões ao Poder Executivo, e apresentação de projetos que tornem Curitiba uma cidade mais simples e livre para viver e trabalhar.

Outro projeto que saiu do nosso gabinete para melhorar a vida do cidadão é o projeto que vai modernizar a legislação municipal de antenas, para tornar Curitiba um ambiente mais amigável à nova tecnologia do 5G, tirando burocracias desnecessárias. Mas isso é assunto para um próximo bate-papo!!

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

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