Iniciativa premiará projetos que contribuem com a preservação de florestas tropicais - Jornal Plural
12 jun 2021 - 1h19

Iniciativa premiará projetos que contribuem com a preservação de florestas tropicais

Veja mais dicas sobre teatro e passeios virtuais a museu

Até o dia 31 de agosto, estudantes de todo o mundo podem se inscrever no Rainforest Kids Challenge.

Iniciativa que premiará três projetos que buscam soluções para a preservação das florestas tropicais e, assim, contribuem para o enfrentamento da crise climática e para construir um futuro próspero, justo e sustentável.

Atualmente, as florestas tropicais representam somente 6% da superfície da Terra, mas é nelas que vivem 50 milhões de pessoas e 2/3 de toda a biodiversidade do planeta.

Para participar do desafio, reúna um grupo de no mínimo 3 alunos, de 8 a 18 anos de idade, e um educador, para criarem juntos um projeto que contribua para manter as florestas tropicais em pé. Cada equipe precisa seguir a metodologia do Design for Chalenge, baseada em quatro passos: sentir, imaginar, fazer e compartilhar.

QUANDO: Até 31 de agosto.
ONDE: Mais informações você confere neste link.
QUANTO: Gratuito.

Peça Samaúma apresenta a empatia como propulsora de mudanças

De que maneira a empatia pode transformar a nossa relação com a natureza?

Até o dia 20 de junho, sempre aos sábados e domingos, às 16h, o espetáculo Samaúma – A Árvore Mãe convida o público a repensar o jeito que lidamos com o meio ambiente em uma potente narrativa sobre Samaúma, a árvore rainha da floresta.

As apresentações acontecem nas páginas do Facebook e canais do Teatro Alfredo Mesquita, A Casa da Ladeira (Espaço Cultural Cia. da Tribo) e Teatro Cacilda Beckerno YouTube.

A narrativa apresenta a personagem Dona, uma empresária que, acompanhada de seus dois ajudantes, tem a missão de transformar parte da floresta amazônica em pasto.

Porém, situações capazes de mudar completamente a percepção de Dona com a natureza acontecem ao longo de sua expedição, com pessoas, animais e entidades da floresta.

QUANDO: 12 e 13 de junho (sáb./dom.), às 16h.
ONDE: Confira a programação completa aqui.
QUANTO: Gratuito.

Aprenda a fazer teatro de animação em casa

No dia 9 de junho, a Fundação Cultural de Curitiba disponibilizou gratuitamente em sua página do Facebook o espetáculo Mãos em Cena: Teatro de Animação para Fazer em Casa, produzido e realizado pelo bonequeiro Eduardo Santos.

Nessa produção, o ator e bonequeiro mostra como construir, com materiais caseiros, pequenos olhos que, quando agregados às mãos, dão vida a diferentes criaturas.

A ideia da oficina é colocar crianças e adultos em ação!

ONDE: Para assistir ao vídeo, clique aqui.
QUANTO: Gratuito.

Museum Week 2021 conecta via web instituições artísticas ao redor do mundo

A Museum Week é um evento internacional que conecta estabelecimentos artísticos do mundo todo pela internet. O objetivo é estimular as instituições e o público a serem criativos e reforçar a imagem dos artistas como atores que transformam a sociedade.

A cada dia, um tema diferente será abordado, com uma hashtag diferente.

Até domingo (13), museus, bibliotecas, fábricas de cultura, teatros e salas de espetáculo de São Paulo e outros locais do Brasil têm uma programação especial pela internet.

O público pode participar, escrevendo histórias, lendo trechos de livros ou iniciando histórias que podem ser terminadas de forma compartilhada nas redes sociais.

QUANDO: Até 13 de junho (dom.).
ONDE: Saiba mais sobre o evento, neste link.
QUANTO: Gratuito.


Para ir além

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias