A eletromobilidade vai mudar nossas vidas | Jornal Plural
22 out 2019 - 21h48

A eletromobilidade vai mudar nossas vidas

Pode ir se preparando para usar carros elétricos e muitas outras novidades que vão surgindo

Você já se imaginou se deslocando em um veículo movido a eletricidade? Não? Então é melhor você se preparar e começar a imaginar, a eletromobilidade chegou, e acredite, é um segmento que irá transformar e modificar a sua vida e os mais diversos segmentos da nossa economia, dos nossos meios de transportes, da nossa indústria, do meio ambiente e na forma de transitar em nossas cidades.

A eletromobilidade têm um importância tão grande, que a partir deste ano a cidade de Curitiba e o estado do Paraná terão o dia da eletromobilidade, dia 19 de outubro; nesta data o estado e o município devem organizar ações e atividades que ajudem a divulgar, discutir e apresentar novas soluções, que estarão prontas ou em desenvolvimento e que possam ser aplicadas em nosso cotidiano.

No sábado dia 19 de outubro, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, dentro do programa Paraná Inovador, o dia foi da eletromobilidade. Lá pudemos ver de perto, patinetes, bicicletas elétricas, ciclomotores, uma moto elétrica e carros elétricos e até carrinhos para crianças movidas a eletricidade.

Vejam alguma das empresas que apresentaram seus veículos neste dia: BMW, JAC, Renault. Isso demonstra o nível de importância que este assunto tem por parte das montadoras, empresas como Google e Tesla também estão avaliando e testando seus veículos.

O que chamou muita atenção foi um monociclo apresentado pela empresa Alpha Ride, com uma autonomia de 40 km e uma facilidade incrível de locomoção, deverá ser um grande sucesso, importante também destacar as soluções apresentadas na área organizada pelo Detran Paraná, onde pudemos observar diversas soluções dentro do Programa Cidades Experimentais.

Nessa área, houve um espaço voltado para start-ups Inteligentes: o Carsharing Inteligente levado pela MOBI7 (um sistema de locação de carros similar ao que vemos hoje com os patinetes e bicicletas); câmeras inteligentes apresentadas pela Redisul/Hikivision; um semáforo inteligente levado pela Seebot; um veículo inteligente anticolisão da empresa Mobileye; e a empresa Cidatec, que apresentou um sistema de EstaR totalmente inteligente, e com possibilidades total de integração com os outros sistemas viários de controle de tráfego, e um sistema de sinalização muito interessante para ser colocado em faixas de pedestres.

Foi uma ótima oportunidade poder conhecer e participar deste primeiro evento voltado para este setor. Qs pessoas que passaram por lá puderam ver, ouvir e até andar em alguns dos veículos que estavam à disposição do público,

Duas outras coisas a destacar, Curitiba teve a sua primeira carreata silenciosa, com os veículos elétricos; também muito importante foi o trabalho de Educação para o Trânsito que esteve presente no evento, levado pela equipe do Detran Paraná – as crianças puderam se divertir em minicarros elétricos.

Portanto prepare-se: acompanhe as transformações que estão batendo à sua porta.

Últimas Notícias