Cinco livros para conhecer García Márquez

Conheça algumas das principais obras do maior romancista latino-americano do século 20

Gabriel García Márquez talvez seja o escritor mais importante que as Américas produziram no século 20. Seus livros lhe valeram o Prêmio Nobel, a admiração unânime da crítica e milhões de leitores no mundo todo.

Foi o maior representante daquilo que ficou conhecido como realismo mágico. Para relatar um mundo exótico e cheio de surpresas como o da sua Colômbia natal, criou uma cidade, Macondo, e um meio de se expressar que não era limitado pelas regras físicas do universo.

Além de romancista e contista, Gabo foi também um jornalista importante, relatando fatos importantes da vida de seu país, como a guerra civil envolvendo as Farc.

Mas foram seus romances que conquistaram a aprovação da crítica e do público. Se você ainda não leu, a coluna Mundo Hispano separou cinco títulos que ajudam você a mergulhar nesse universo maravilhoso.

1- Ninguém escreve ao coronel (1961)

Um dos primeiros livros de ficção de García Márquez. A história, brevíssima, conta a vida de um ex-coronel que vive à beira da miséria com a mulher, na ilusão de que o governo um dia vai lhe pagar uma aposentadoria pelos serviços prestados. O momento decisivo acontece quando o coronel tem de decidir o futuro de um galo de rinha fabuloso, que pode lhe tirar daquela situação.

2- Cem Anos de Solidão (1967)

Sem dúvida, o mais importante romance de García Márquez e um dos livros mais importantes do século 20. A saga de uma família em Macondo, com diversas gerações passando pela cena, numa espécie de panorama das belezas e misérias do continente. Há de tudo, desde o momento em que uma criança conhece o gelo até uma mulher tão linda e tão pura que sobe aos céus no meio de sua vida. Brilhante do começo ao fim.

3- Crônica de uma Morte Anunciada (1981)

Retorno de Gabo ao realismo. A história de um assassinato causado por ciúmes e machismo: uma noiva conta uma história falsa para os irmãos, violentíssimos, sobre a perda de sua virgindade. A narrativa é de uma originalidade ímpar, e embora desde o começo o leitor saiba o destino do personagem principal, é eletrizante a cada página.

4- Amor nos Tempos do Cólera (1985)

Mais um best-seller de García Márquez. Uma história de amor que parece fadada a nunca ter um final feliz e que se arrasta por meio século. Tudo começa com um namoro por correspondência que dura dois anos. Mesmo sem nunca ver a namorada, ele decide pedir sua mão em casamento. Mas aí começam os problemas.

5- 12 Contos Peregrinos

Para quem prefere histórias curtas, aqui estão 12 contos magistrais escritos por García Márquez ao longo de sua extensa carreira. Além desses, o leitor também pode preferir começar por Olhos de Cão Azul (1972), ou pelo último livro de contos dele, Do Amor e Outros Demônios (1994).

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima