Você sabe usar o fluxo de caixa?

É muito comum ouvir empreendedores dizendo que preferem o comercial ao financeiro e que o importante é vender e depois controlar

De acordo com o Sebrae, 7% das empresas fecham por falta de lucro e 20% por falta de capital. Mas o dado mais alarmante é que 50% dos pequenos empresários fecham suas portas porque não sabem calcular se tiveram lucro ou prejuízo com a empresa.

É muito comum ouvir empreendedores dizendo que preferem o comercial ao financeiro e que o importante é vender e depois controlar.

Vender é muito importante sim, mas pensar na gestão e olhar o financeiro também é importante. São duas forças que precisam caminhar juntas.

Uma ferramenta para entender a movimentação de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa é o fluxo de caixa. Por meio do fluxo de caixa é possível controlar o contas a pagar e o contas a receber, e mensurar faturamento e lucro.

O que eu sempre oriento para meus clientes é: não tem segredo, toda ação feita dentro da empresa faz com que entre ou saia dinheiro. Portanto vamos organizar as informações para poder enxergar essa movimentação de recursos e assim ter saúde financeira no negócio.

O fluxo de caixa é composto de entradas: recebimento de clientes, venda de ativos, rendimentos de aplicações, juros recebidos e saídas: pagamento de tributos, aluguel, matéria prima, salários, benefícios, investimentos, pagamento de dívidas, retiradas…

Custos e despesas fixas e variáveis. Fixos é tudo que independente do negócio estar aberto, ou seja, ele irá ser cobrado mesmo que o negócio esteja de portas fechadas: água, luz, aluguel e telefone são exemplos de custos fixos e variáveis são os valores que acontecem quando o negócio está funcionando, como por exemplo fretes, correio, compra de produtos para venda.

O lançamento correto desses valores, de acordo com a linha do tempo, permite visualizar como está a empresa. Isso certamente ajuda na tomada de decisões e esse é o objetivo do fluxo de caixa, tomar decisões para crescer.

Na prática o fluxo apresenta para o empresário tudo que entrou e tudo que saiu de dinheiro, isso se chama fluxo real, mas também deve mostrar uma previsão tudo o que vai entrar e o que vai sair de dinheiro, ou seja, o fluxo previsto.

Empresas fecham quando não tem dinheiro para pagar suas despesas.  

Através das informações do fluxo de caixa é que o empresário consegue chegar ao ponto de equilíbrio, e assim consegue entender qual o valor suficiente para pagar as despesas diárias.

Com comparações históricas o empresário consegue entender o resultado de suas decisões gerenciais.

Quando sua empresa se torna lucrativa você consegue pagar todos os seus compromissos, além de poder criar um fundo de reserva para o crescimento do seu negócio.

Então resumindo essas são algumas das vantagens de ter um fluxo de caixa:

  • Facilitar a tomada de decisão;
  • Identificar desperdícios, como aumentos de contas de água resultante de um vazamento;
  • Justificar todas as despesas, pois todas as contas devem ser corretamente lançadas;
  • Mostrar aumentos de valor de fornecedores, pois os valores podem ser comparados mês a mês;
  • Entender se existe sazonalidade na entrada e saída de valores;
  • Estabelecer uma política de corte de despesas, especialmente quando identificar gastos com itens supérfluos ou desnecessários;
  • Investir mais em marketing para aumentar as vendas;
  • Fazer orçamentos mais próximos à realidade do negócio, uma vez que as entradas e as saídas ficam mais claras;
  • Permitir negociar datas melhores para pagamentos de fornecedores de acordo com as entradas de recursos financeiros;
  • Facilitar o entendimento de necessidade de crédito, chegando ao valor necessário para cobrir as contas da empresa.

Não olhe somente para o saldo da conta corrente a ache que sua empresa está rica! Entenda que aquele dinheiro que está ali é da empresa e não do dono da empresa!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima