Empresas, ouçam seus clientes!

Caso você não dê ouvidos a seu cliente a chance de você perde-lo para a concorrência será muito grande

Quando seu cliente reclama o que ele quer dizer é: tem algo errado aqui!

Mas pense, se seu cliente está reclamando também quer dizer que ele quer continuar a ser seu cliente. Então, aceite a reclamação e investigue o motivo do que está deixando seu cliente insatisfeito.

Caso você não dê ouvidos a seu cliente a chance de você perde-lo para a concorrência será muito grande.

Sempre vivo situações interessantes com empresas e seus clientes. Vou listar aqui três situações para ilustrar problemas com clientes e empresas:

Primeira situação: Um cliente, empresário da área de publicidade postou em suas redes sociais um vídeo em que ele questionava o atendimento que recebeu ao tentar comprar um carro em algumas lojas especializadas.

No vídeo ele listou o alto investimento feito pelas empresas em marketing e em tecnologia para receber os clientes, mas evidenciou a falta de treinamento dos funcionários que estão à frente do atendimento ao cliente.

Dentre os problemas apontados ele mostrou a indignação com a falta de retornos, com a falta de processos e a falta de atenção ao cliente, no caso ele.

O mais interessante foi que ao tentar ajudá-lo encaminhei seu vídeo para um conhecido que trabalha em uma loja conceituada onde tem o produto em questão. E pasmem, presenciei o problema pessoalmente.

A resposta que eu tive foi: não vou atender, não vou servir de “bode expiatório” para seu amigo postar na internet.

Resposta errada. O funcionário poderia ter feito a venda e/ou repassado o fato ao departamento de marketing para corrigir o processo de atendimento ao cliente.

Segunda situação: um outro cliente meu, treina em uma academia bem conhecida e conceituada na cidade.

Ao reclamar constantemente pela falta de ventilação nas dependências da academia recebeu uma mensagem do dono da empresa convidando-o a se retirar da mesma, já que a academia não estava à altura dele.

Resposta errada. Afinal o dono da empresa não entendeu que o cliente estava simplesmente reclamando dos ventiladores que estavam quebrados precisando de manutenção.

Terceira situação: sou cliente assídua de um restaurante delicioso, com uma refeição caseira muito bem feita.

O giro de funcionários em restaurantes é grande e o confeiteiro responsável pelas sobremesas foi substituído.

Percebi que além do sabor, a apresentação do buffet já não era mais o mesmo… como conheço a dona do restaurante comentei com ela que eu não estava mais reconhecendo seu buffet de sobremesas.

Comentei em um dia e no dia seguinte o buffet já estava com outra cara!

Resposta certa

Empresas entendam:

  • Quando seus clientes te dão um feedback negativo sobre seus produtos ou serviços, escute seu cliente, entenda a reclamação, aceite, agradeça e investigue, porque se eles estão reclamando é porque querem continuar sendo seus clientes!!!
    1. Levante as informações internamente, converse com seus funcionários, entendam o que ocasionou o problema;
    2. Corrija seu processo se necessário;
    3. Dê retorno ao seu cliente.
  • Treine a equipe de atendimento, todos os colaboradores que tem contato com seus clientes devem receber treinamento
    1. Reciclagens também são importantes, de nada adianta investir em tecnologia para atender seus clientes, mas não investir em capital humano.
  • Invista em tecnologia! Tenha canais de atendimento de fácil acesso e respostas rápidas
    1. Descomplique a vida dos seus clientes
  • Ouça seus funcionários, muitas vezes sua equipe pode apontar problemas que estão sendo driblados para bem atender seu cliente.

Sucesso!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima