Consultoria empresarial, para quê?

Muitas são as empresas que buscam por consultoria empresarial.

Algumas buscam a consultoria para organizar a empresa, outros buscam para entender o que está acontecendo com o negócio, outros buscam entendendo que é a única forma de salvar o negócio.

Ao contratar uma consultoria empresarial entenda por que você precisa de uma consultoria.

Não adianta contratar uma consultoria e esperar que a consultoria vá fazer o que precisa ser colocado em prática.

A consultoria empresarial irá lhe trazer uma visão de fora do negócio. Ela deverá lhe tirar do dia a dia e o convidar a olhar para o negócio, como eu costumo dizer: “de fora do furacão”, ou seja, é o momento em que o gestor deve parar.

Muitos são os cases com os quais nos deparamos, mas o fato é que se a empresa não se dedicar em mudar, a mudança não irá acontecer.

Já atendemos empresas onde os donos eram casados e naquele momento resolveram se divorciar. Muitas vezes durante o atendimento presenciávamos a discussão do casal.

Por favor entenda: uma empresa normalmente começa ou com amigos próximos ou entre família. Para que o negócio dê certo você precisa separar: negócios, negócios; amizades e relacionamentos à parte…

Acho sinceramente que esse é o grande desafio de quem começa um negócio, mas eis aí a grande dica! Não misture os assuntos!!!

Já atendemos empresas onde os gestores mandavam mais do que o dono da empresa! Sim…. o dono deixou tudo nas mãos de algumas pessoas.

Nesse caso, posso contar que já identificamos empresas vencedoras, como também já encontramos desvios de conduta e claro, desvios financeiros…

Infelizmente não podemos confiar cegamente em todos que estão ao nosso lado. Caso você queira deixar funções de responsabilidade nas mãos de alguns funcionários o ideal é sempre ter “segregação de funções” onde um monitora o trabalho do outro e ter relatórios de controles e resultados.

Como já comentei em colunas anteriores o crescimento da empresa prevê empresas “autogerenciáveis”, mas para isso os gestores precisam preparar a empresa para que sua empresa funcione sozinha.

Já atendemos empresas em que os gestores nos desafiavam constantemente, eu particularmente gosto muito de ser desafiada, esse tipo de cliente é um cliente que nos obriga a estar sempre estudando.

Alguns desafiam por não entender o que estamos propondo, então é uma honra quando entendemos que os questionamentos diminuem e o “discurso” fica diferente conforme a consultoria evolui.

Já atendemos clientes que nos deram carta branca para ajudar a gerir seu negócio. Esses são aqueles clientes que querem ver a diferença e que acreditam que a mudança irá fazer bem para o negócio. Esses clientes são nossos favoritos, pois nos desafiam a buscar resultados, porque são ansiosos por melhorias.

Esses são aqueles que nos ajudam no dia a dia, entendem o que precisam fazer e colocam as orientações em prática.

Assim como já atendemos clientes que nos buscam para falar de novos negócios ou sobre a vontade de empreender. Esses são clientes que buscam por uma vida nova, por mudança e querem arriscar sabendo o que tem que fazer.

Seja qual o for o tipo de situação que o leve a buscar uma consultoria, seja qual for o estilo de gestão, é importante entender que a consultoria empresarial deve trazer entendimento, clareza, organização e principalmente crescimento.

Uma empresa cresce com organização, controles, transparência, processos, metodologia, planejamento e principalmente com pessoas certas nos lugares certos.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima