A arte de gerir pessoas!!!!

Muitas vezes encontro funcionários perdidos em suas funções

Gerir uma empresa não é uma missão fácil. O que muitos esquecem é que a empresa é feita de pessoas.

Não é de hoje que me deparo com o lamento de gestores quando se referem a seus funcionários dizendo que eles não são bons o suficiente.

Muitos são os fatores que levam a esse parecer, às vezes equivocado…

Algumas empresas se preocupam muito com o vender seus produtos ou serviços, investem altas cifras em marketing digital, comissões de vendas, premiações para o melhor vendedor, mas esquece que a empresa tem outras áreas!

Para que um negócio prospere tudo tem que funcionar o mais perfeito possível.

Mas como fazer isso?

Tenho falado muito em minhas colunas sobre a importância de processos e políticas, isso certamente são primordiais para o crescimento da empresa, mas não menos importante é o cuidado com seus funcionários.

Muitas vezes encontro funcionários perdidos em suas funções. Você deve me perguntar: como assim?

Exato, algumas empresas abrem vagas de seleção sem saber o que realmente precisam. Por exemplo, abre uma vaga para o compras, mas não sabe exatamente o que o funcionário deverá fazer, seja negociar com fornecedores, seja cuidar de contas a pagar… misturando funções distintas.

Outras abrem vagas e não deixam claro o que esperam dos funcionários. Já vivenciei uma discussão sobre o desempenho de um funcionário, onde o gestor estava reclamando da baixa performance. Coincidentemente eu estava na sala com o dono da empresa e ele me chamou.

Calmamente eu perguntei ao gestor se ele havia passado as funções para o funcionário, se ele sabia usar as ferramentas da empresa e principalmente se ele sabia o que era esperado dele. Para minha surpresa o gestor me disse que o funcionário “já deveria saber”.

Vamos aqui deixar claro que nenhum funcionário sabe o que se espera dele, se isso não for claramente informado!

Imagine contratar uma diarista para limpar sua casa… Tenho certeza que a experiência vai contar nessa contratação, mas quando você conversar com ela, ela provavelmente irá te perguntar o horário que ela pode chegar na sua casa. Além disso ao chegar na sua casa você vai ter que explicar onde os produtos de limpeza ficam, quais os produtos de limpeza podem ser utilizados para limpar seus móveis e o chão da sua casa, assim como a maneira que você “gosta” que sua casa fique ao ela sair.

Não é assim? (se não é, repense seus conceitos…)

Pois bem, na empresa não é diferente. Não espere que seu colaborador chegue na empresa performando. Mesmo que ele traga experiência de outras empresas ele vai ter que entender como funciona a nova empresa, qual sua função e o que se espera dele.

Em grandes empresas existem ferramentas de análise de performance e comportamento. É quando os gestores chamam seus funcionários, um a um para falar sobre o que aconteceu no último ano, para falar sobre comportamento, performance e metas.

Essa é uma maneira que as grandes encontram para dar feedbacks a seus colaboradores.

Pequenas e médias empresas não têm esse hábito.

Não costumo orientar que todos usem de ferramentas de análise de performance, mas oriento sempre que tenham funções bem definidas e momentos de feedback com seus funcionários mostrando os pontos positivos e orientando o que precisa ser corrigido.

Essas são maneiras de desenvolver sua equipe. Bons líderes desenvolvem suas equipes. Invista em treinamento e desenvolvimento, seja um gestor que orienta e incentiva o crescimento profissional de sua equipe, certamente isso trará respeito e reconhecimento tanto para você gestor quanto para sua empresa.

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