Música latina e cultura de outros países são destaques do Curitiba de Graça | Jornal Plural
11 set 2020 - 21h41

Música latina e cultura de outros países são destaques do Curitiba de Graça

A epidemia da desinformação também são temas da semana

Ninguém está feliz com a pandemia nem com o tal novo normal cheio de restrições, mas, apesar disso, o que é possível tirar proveito é ter acesso a festivais nacionais e internacionais que não se tinha a não ser que estivesse pessoalmente no local da sua realização. Nesta edição do Curitiba de Graça para o Plural destacamos, entre outras coisas, o Festival Mucho, de música latina, um raio-x de Berlim e um curso de literatura japonesa.

Ah, e para quem é trabalhador da área da cultura, não pode esquecer que no dia 14, próxima segunda-feira, termina o prazo para credenciamento ao auxílio emergencial previsto na Lei Aldir Blanc. Mais informações podem ser acessadas em www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio/renda.php.

Confira as outras dicas que separamos para esta edição:

Berlim

Aspectos urbanos de Berlim serão discutidos em encontro virtual. Crédito da foto: divulgação.

Um dos destinos internacionais mais concorridos tanto para turismo como para intercâmbio cultural ou mesmo profissionalmente, Berlim foi tema de live promovida na Semana de Arte, Cultura e Literatura do Goethe-Institut e da Secretaria Municipal da Educação. A palestra foi proferida por Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, da Alemanha.

Literatura de Haruki Murakami

Haruki Murakami é um dos autores japoneses mais aclamados da atualidade. Crédito da foto: reprodução do Facebook.

A obra do escritor japonês Haruki Murakami, um dos mais importantes de língua japonesa da atualidade e premiados mundialmente, é tema de curso nesta terça (15), das 19h30 às 21h, no Centro Ásia, em Curitiba. Nascido em 1949, Murakami tem sua obra publicada em cerca de 50 países e entre seus livros estão: Crônica do Pássaro de Corda e Kafka à Beira-Mar.

“O universo imaginário de Haruki Murakami” será ministrada via plataforma Zoom pelo professor Benedito Costa Neto, doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor do romance Diante do Abismo, publicado pela Benvirá. Professor de literatura, língua e comunicação, Costa escreve o blog Papel-Máquina, Altas Literaturas, para o Plural.
No encontro serão abordadas a vida e a obra de Haruki Murakami, com suas principais referências literárias, musicais e culturais, e como ela é dividida: uma fase de romances e contos mais “interiorizados” e outra de romances e contos com um pé no fantástico.

As inscrições custam R$ 35,00.

Talvez

A banda Cidrais é formada pelos irmãos Vinicius, Binho e Larissa Cidral. Crédito da foto: reprodução do Facebook.

A banda curitibana Cidrais lançou na última sexta-feira (11), a canção “Talvez” em todas as plataformas digitais. Autoral e independente, o single contou com direção de Felipe Fonseca, do Estúdio 172. A música já havia sido apresentada no Festival Labsonica – Edição Toca do Bandido, festival nacional on-line que ocorreu em parceria com a Oi Futuro. A Cidrais, única banda selecionada do Paraná, participou do projeto Aceleração Musical Labsonica junto com outros 20 artistas independentes de diversos estados do Brasil.

Para saber mais, é só clicar aqui.

Salão Paranaense de Arte Contemporânea

Crédito da foto: divulgação.

Em 2020, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná comemora 50 anos e abre os trabalhos para a 67.ª edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea, tradicional prêmio aberto a artistas de todo o território nacional, que devem se inscrever até 25 de outubro. O regulamento completo e fichas de inscrições estão no site www.mac.pr.gov.br.

Serão premiadas 30 propostas com R$ 5 mil cada. Como em edições anteriores, o salão também oferece um mesmo prêmio de participação a todas e a todos os artistas participantes, sem distinção de quantia por categoria classificativa.

Essa edição do Salão Paranaense apresenta uma série de reformulações expressas em novas categorias de premiação, além de novas diretrizes e critérios de seleção de trabalhos. Por causa da pandemia, a premiação passou por reformulações estruturais em suas categorias para abarcar trabalhos artísticos que tenham novas mídias como ponto de partida de suas propostas, permitindo assim a apresentação dessas obras, tendo a internet como suporte principal.

Além de um destaque inédito para arte contemporânea digital, o 67.º Salão Paranaense reforça uma profunda revisão crítica sobre a coleção do museu e as lacunas históricas que nela existem. Considerando que grande parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná é formada por obras premiadas pelo Salão, e uma parcela expressiva dessas obras tem como autores artistas homens cisgênero brancos, esta edição do prêmio tem o objetivo de ampliar a diversidade de vozes e narrativas representadas.

Confira todas as categorias em: https://curitibadegraca.com.br/abertas-as-inscricoes-para-a-67o-edicao-do-salao-paranaense-de-arte-contemporanea/

Credibilidade da informação

Crédito da foto: divulgação.

A infodemia, epidemia de notícias falsas, é tema de live desta terça (15), às 19h30, nas redes sociais. Com o título “A credibilidade da informação e o combate às fake news” jornalistas e especialistas em comunicação irão discutir o assunto que tem sido muito debatido na atualidade no país e no mundo.

“A live é sobre a importância da informação com credibilidade, principalmente nesta era digital, tanto nos veículos tradicionais como na internet – com destaque para a comunicação política. E ainda debater sobre como as fake news surgem e mecanismos que podemos adotar com o objetivo de combatê-las”, diz o vereador Marcos Vieira, mediador da live.

Para debater o assunto foram convidados os jornalistas Aurélio Munhoz, mestrando em Comunicação Política pela Universidade Federal do Parana (UFPR) e colunista no Portal Política Paraná; Kristiane Rothstein, editora aqui do Curitiba de Graça; Márcia Raquel, assessora de imprensa da liderança do PDT na Assembleia Legislativa e Secretária de Comunicação do PDT Paraná, e o advogado André Nogueira

Para assistir, basta acessar: youtube.com/marcosvieirapdtpr.

Cultura da Desinformação

Crédito da foto: divulgação.

Por sinal, a cultura da desinformação e as fake news que se propagaram com a utilização massiva das mídias sociais por grupos políticos brasileiros é o tema do documentário curitibano Pulsão, que tem transmissão gratuita pelo YouTube. Dirigido por Di Florentino, com pesquisa e roteiro de Sabrina Demozzi, o documentário foi produzido durante três anos e narra os danos causados pela infodemia.

São retratados acontecimentos desde as manifestações de 2013, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff até as eleições de Jair Bolsonaro, mostrando como o uso de dados combinados a narrativas utilizadas por diversos grupos, mensagens falsas ou tiradas de seus contextos colaboraram para uma polarização política, ataque a pessoas, propagação do ódio e ascensão do atual governo no país.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/channel/UC-7OFkPTatzSlruERvDdh0A

Mercado cultural e a política

Ulisses Galetto. Crédito da foto: divulgação.

“O Governo inimigo da Cultura. Eles têm medo do pensamento crítico” é o tema da live do dia 17 de setembro, do movimento Gota D’Água, que surgiu no mês de maio, em Curitiba, em discordância ao governo Jair Bolsonaro. A jornalista Théa Tavares entrevistará o músico do Grupo Fato e produtor cultural, Ulisses Galetto. A transmissão vai ao ar às 20h, no canal do grupo no Instagram: https://www.instagram.com/movimentogotadagua/

Mucho!

Francisco, El Hombre é uma banda com integrantes brasileiros e mexicanos. Crédito da foto: divulgação.

O Festival Mucho! chega a sua terceira edição reunindo grandes nomes da música latina contemporânea. Por causa da pandemia, neste ano o evento, um encontro que celebra, divulga e busca consolidar a atual produção artística da América Latina, será on-line e gratuito, nos dias 18 e 19 de setembro, às 16h. Para assistir as atrações, você pode acessar https://www.youtube.com/festivalMUCHO.

Estão confirmadas as presenças de Francisco, El Hombre (Brasil e México), Señor Flavio (dos Fabulosos Cadillacs, Argentina), Ellen Oléria (Brasil), Daymé Arocena (Cuba), Santa Mala (Bolívia), Villagrán Bolaños (Paraguai) e Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile).

Mais informações em nosso site: https://curitibadegraca.com.br/culturapelobrasil-festival-mucho-de-musica-latina-tera-versao-on-line-gratuita/


Para acessar outros conteúdos culturais, é só entrar em www.curitibadegraca.com.br

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias