Imagens e escritores para a quarentena | Jornal Plural
Clube Kotter
22 maio 2020 - 22h29

Imagens e escritores para a quarentena

Música, exposição e até literatura científica nas dicas do Curitiba de Graça

Já estamos em distanciamento social há mais de 70 dias. Ficar longe dos espaços públicos, não poder caminhar pelas ruas e visitar amigos cria uma sensação de impotência, mas também pode ser criativo.

O distanciamento social foi o tema do ensaio fotográfico que já está disponível no portal Curitiba de Graça e adiantamos aqui para os leitores do Plural. Também damos uma amostra da matéria com dicas sobre os cronistas paranaenses para serem lidos na quarentena ou a qualquer momento livre que você tiver e curiosidades sobre nossa cidade.

Confira essas e outras notícias na coluna Curitiba de Graça para o Plural.

A pioneira Curitiba

Calçadão da XV. Crédito da foto: Guilherme Pupo.

A jornalista Irma Bicalho fez um apanhado sobre curiosidade sobre Curitiba – uma cidade pioneira em diversos setores e empreendimentos. Uma dela é Curitiba ter feito o primeiro calçadão exclusivo para pedestres no país: o Calçadão da Rua XV de Novembro. Foi em 1972, e houve muita reclamação, principalmente vindo dos comerciantes, que achavam que, sem o acesso dos carros, o comércio iria despencar na região. Para evitar problemas, foi construído em um único final de semana e, quando os lojistas chegaram para abrir as portas na segunda-feira, o calçadão já estava instalado. Houve até um grupo de manifestantes que organizou uma carreata para invadir o calçadão no sábado seguinte, mas desistiram quando encontraram crianças pintando no espaço. A ação, montada pela prefeitura, fez sucesso e os manifestantes desistiram.

Para saber outras curiosidades, acesse: www.curitibadegraca.com.br

Imagens da quarentena

Crédito das fotos: Murilo Ribas

Com o isolamento social, a visão do dia a dia nas ruas da cidade agora são de nossas janelas onde continuamos espiando o mundo lá fora, fazendo companhia para os bichos de estimação. E dentro das nossas casas, objetos e sombras do nascer e por do sol ganham novos significados, chamando a atenção para novos contrastes.

A fotógrafo Murilo Ribas fez um ensaio para o Curitiba de Graça mostrando sua visão sobre este momento que vivemos. O resultado você vê na coluna “Curitiba na Lente” em nosso portal. Para os amigos do Plural, deixamos uma mostra com três imagens.

Comunicação não violenta

A jornalista Adriane Werner ministra na terça-feira, 26, às 17h, uma aula com o tema “Comunicação Não Violenta”. O encontro será online e gratuito, mas é preciso se inscrever pelo link: https://materiais.ebrainead.com.br/aula-online-ao-vivo-comunicacao-nao-violenta.

Os autores paranaenses que amamos

Capa do livro O Filho Eterno, de Cristovão Tezza

Uma boa pedida agora nesta quarentena é mergulhar de cabeça em um bom livro e viajar para outros lugares sem sair da segurança da sua casa. Basta deixar a imaginação fazer a sua parte e conduzir para outros universos. O jornalista Carlos Bório faz um compilado com sugestões sobre cinco autores paranaenses ou radicados nestas terras que você precisa ler. Entre eles o “lajeano-curitibano”, o professor e contista Cristovão Tezza. Confira mais no www.curitibadegraca.com.br

O que é original?

Aberturas das exposições O Que É Original?, do artista Marcelo Conrado, e Mestre de Obras. de Ivens Machado, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Crédito da foto: Kraw Penas/SEEC

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou mais duas exposições virtuais no Google Arts & Culture. As novas mostras são O Que É Original?, de Marcelo Conrado, e Declaração de Princípios, de Geraldo Leão. Os artistas se juntam a Rafael Silveira na lista de paranaenses na plataforma.

A exposição esteve em cartaz no ano passado. A primeira parte da mostra reúne fotografias licenciadas sobre as quais Conrado intervém, enquanto a segunda parte apresenta pinturas de grande formato. As escolhas também demonstram a capacidade do artista de transitar entre a pintura e novos meios de produzir arte na contemporaneidade.

O Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture está disponível em https://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Vamos falar sobre saúde?

Infectologista explica como higienizar roupas e sapatos. Crédito da foto: FreePik

Saindo um pouco das dicas culturais, ter informações confiáveis sobre saúde é fundamental nesta época, para aprendermos mais sobre os temas e também nos cuidarmos melhor. Em nosso site, você encontra a entrevista que a jornalista Camile Triska fez com a infectologista Marta Fragoso, do Hospital Vita, que tirou dúvidas sobre como devemos higienizar roupas e sapatos durante a pandemia. A reportagem está na editoria “Expressinhas/Saúde”.

Outra sugestão para quem tem curiosidade sobre a história da saúde no Brasil é aproveitar os livros da Editora Fiocruz, que estão com acesso gratuito para download. Entre os temas abordados nessas obras estão: a importância do SUS; como são feitas pesquisas clínicas para vacinas e medicamentos; depressão e saúde mental; o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS); epidemias que já ocorreram; entre outros. Para acessar, basta clicar neste link: http://books.scielo.org/fiocruz

Homenagem “da hora”

Capa do álbum Pelados em Santos, da banda Mamonas Assassinas.

Para relembrar e homenagear a banda Mamonas Assassinas, o músico Beto Hinoto, sobrinho de Bento Hinoto (o Japa do Mamonas Assassinas), realiza neste próximo sábado, 23, às 20h30, em seu perfil do Instagram (https://www.instagram.com/_beetohinoto/?hl=pt-br), um quiz musical com fãs da banda. Além de responder perguntas, os admiradores poderão curtir as músicas da banda que fizeram mais sucesso, conhecer o trabalho autoral do sobrinho do “Japa” e aguardar por uma surpresa preparada com muito carinho.

Playlist de Bono

Ao completar 60 anos, astro divulga músicas que marcaram a sua vida. Crédito da foto: Reprodução

O vocalista do U2, Bono Vox, completou 60 anos no dia 10 de maio. De presente, fez uma lista de canções que influenciaram a sua carreira. São 60 músicas que ele considera ter salvado a vida dele. Para saber quais músicas são, basta acessar aqui: https://bono.lnk.to/60songs

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias