Homenagem a Aldir Blanc, teatro pelo WhatsApp e escritores em foco | Jornal Plural
Clube Kotter
17 jul 2020 - 22h11

Homenagem a Aldir Blanc, teatro pelo WhatsApp e escritores em foco

Literatura, teatro e música na coluna Curitiba de Graça para o Plural

Faz quase três meses que o Brasil perdeu um dos seus grandes artistas: o compositor e escritor Aldir Blanc. A mais cantada de suas composições, “O bêbado e a equilibrista” ganhou nova roupagem na voz da atriz Letícia Sabatella e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Confira o vídeo nesta edição da coluna para o Plural.

Leia ainda as atrações do cinema online para a semana e até uma peça teatral por whatsapp. Para outras opções de cultura, acesse: www.curitibadegraca.com.br.  

Cinema em casa

Reprodução do cartaz de Corpo Elétrico. Crédito da foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Documentários, longa-metragens nacional e infantil fazem parte da nova programação de 16 a 22 de julho do projeto Cinema #EmCasacomSesc e também do Cine Vitória, do Cine Passeio, que disponibilizam filmes gratuitos por streaming.

Em cartaz no Sesc, o filme brasileiro Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, que conta a história que Elias, que sonha com o mar. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida em que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, ele colegas decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Outro filme na programação é da Estônia e se chama A Sociedade Secreta de Souptown, com direção de Margus Paju. Em pleno festival de verão da cidade, Mari e seus amigos notam algo estranho: todos os adultos estão agindo como crianças! Eles pedem ajuda ao avô de Mari e recebem um caderno antigo com pistas para o antídoto contra a epidemia misteriosa que está afligindo a cidade.

Na sala Cine Vitória, do Cine Passeio, está em cartaz uma antologia do mestre brasileiro do terror, o cineasta José Mojica Marins: a Mostra Zé do Caixão, uma parceria com a SpCine Play, com o filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de 1964. Para assistir, basta acessar cinepasseio.org.

Mas, se o que você gosta mesmo é de filme de super-herói, a coluna Pausa Dramática destaca o gênero. É só conferir, aqui: https://curitibadegraca.com.br/podcast-de-variedades-filmes-de-super-herois-e-outras-dicas-culturais-do-pausa-dramatica/.

Playlist Leite Quente

Reprodução capa da playlist no Spotify,
A Banda Mais Bonita da Cidade está na playlist. Crédito da foto: Lubi Meirelles

Não é possível participar de shows em espaços públicos no momento para ver e curtir sua banda ou cantor preferido. Mas, muitas delas, agora, estão no Spotify do Sesc Paço da Liberdade, que lançou seis playlists com cantores, cantoras e bandas paranaenses, além de músicos de outros estados que já tocaram no espaço cultural ou que tiveram álbuns produzidos no estúdio do local.

Alguns artistas presentes são Janine Mathias Karol Conka, Rogéria Holtz, Estrela Leminski, Raissa Fayet, Thais Gulin, Anacrônica, Cigarras, Pelebrói Não Sei, ruído/mm, Lemoskine, Trio Quintina, Marrakesh, Leo Fressato, Maxixe Machine, Conde Baltazar, Serra Acima Trio, A Banda Mais Bonita da Cidade, Daniel Migliavacca, entre outros.

Trilhas Literárias

Ilustração da escritora e desenhista, Eve Ferretti, que participará do evento no dia 31. Crédito da imagem: reprodução do site da artista: https://www.eveferretti.com/

O Projeto Trilhas Literárias promove nas próximas sextas-feiras (24 e 31), às 15h, um bate-papo on-line com escritores, pela sua fanpage. No dia 24, a conversa será com José Roberto Torero, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995, por O Chalaça, e o roteirista Marcus Aurelius Pimenta. No dia 31, é a vez de Eve Ferretti, a ilustradora, desenhista e escritora curitibana, que criou a personagem Célia Celíaca, para falar sobre a doença.

O Trilhas Literárias é um projeto criado em Pinhais, na Grande Curitiba, que busca incentivar a leitura por meio da difusão de informações literárias, contação de histórias, mediação de leituras, vídeos de escritores regionais e, agora, terá encontros ao vivo com escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Teatro lambe-lambe no WhatsApp

Atriz Bianca Lima apresenta o espetáculo em formato teatral lambe-lambe. Crédito da foto: divulgação/Bianca Lima

Nestes tempos de pandemia, os artistas precisam ser muito criativos. A atriz Bianca Lima criou uma peça para ser apresentada por WhatsApp. O espetáculo Candeeiro de Irineu é no formato teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, com a manipulação de bonecos para um espectador por vez.

Para assistir, é necessário fazer um agendamento prévio direto com Bianca, pelo telefone (41) 99690-4435. Ao fim da apresentação, ela passa um “chapéu virtual”, ou seja, um convite para um depósito voluntário diretamente em sua conta bancária.

A atriz, o músico e a homenagem

A Orquestra Sinfônica do Paraná estreou nesta sexta, 17, um concerto diretamente da casa dos músicos, executando a canção “O Bêbado e a Equilibrista”, de Aldir Blanc, falecido em 4 de maio desde ano, e João Bosco. O vídeo tem a participação especial da atriz e cantora Letícia Sabatella cantando, sem público, do Teatro Guaíra, em Curitiba.

A orquestra tem feito vídeos divulgados e seu canal do YouTube. O primeiro foi o concerto Assim Falou Kubrick, com a trilha Sonora de 2001: Uma Odisseia no Espaço, seguido por “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos com a voz de Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade e o terceiro, o ator Alexandre Nero homenageou os profissionais da saúde cantando “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro. 

Para assistir, acesse:  https://youtu.be/JCK3TIJGNRU

Agende-se: Dia do Escritor

Luiz Manfredini promete, em breve, um novo romance. Crédito da foto: Lina Faria

Em 25 de julho, é comemorado o Dia do Escritor. O Curitiba de Graça entrevistou dois veteranos das letras na cidade. Confira a reportagem a partir do dia 20/07 em: www.curitibadegraca.com.br.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias