Conheça regiões do Brasil através das brincadeiras das crianças | Jornal Plural
Clube Kotter
17 jul 2020 - 20h29

Conheça regiões do Brasil através das brincadeiras das crianças

Arte e cultura para crianças em tempo de recolhimento com Muralzinho de Ideias

Está sabendo da novidade? O programa Território do Brincar está na TV Cultura! Todo sábado, às 12h10, você pode conhecer uma região do Brasil através das brincadeiras das crianças. No último sábado, as brincadeiras adentraram no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O programa é uma correalização da Maria Farinha Filmes com o Instituto Alana e tem como objetivo revelar todos nós, humanos, por meio dos gestos e brincadeiras das crianças, que dizem respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo do homem. Nele, o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks retratam a cultura da infância de comunidades rurais, indígenas, quilombolas, litorâneas, grandes metrópoles e sertões.

Para assistir, sintonize o canal da TV Cultura na sua TV ou então acesse a página do Facebook deles neste link, onde todos os programas são disponibilizados na íntegra.

QUANDO: (sab) 12h10

ONDE: Para asssitir, sintonize o canal da TV Cultura na sua TV ou então acesse a página do Facebook deles neste link, onde todos os programas são disponibilizados na íntegra.

QUANTO: gratuito


Oficinas de cinema gratuitas para crianças com tema Monstros e Monstrices

A partir de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, através do projeto #MISemCasa, inclui na programação semanal atividades voltadas à crianças e famílias.

O Pontos MIS, programa de difusão do Museu, apresenta o projeto infantil Pontos MIS Criança, com o tema Monstros e Monstrices. Toda quarta-feira, durante um mês, o público poderá conferir vídeos para toda a família se divertir e aprender com as atividades propostas.

Dividida em 8 episódios, a primeira edição do Pontos MIS Criança começa no dia 15 de julho, com dois vídeos de oficinas gratuitas. Para participar, faça sua inscrição através do formulário, no próprio dia do evento. Após a inscrição, a equipe do Pontos MIS envia os links com os respectivos vídeos de atividades ao participante.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Já para se inscrever e receber os links de acesso, o link é este.

QUANDO: 15/07 a 05/08 (qua) 11h

ONDE: Para se inscrever e receber os links de acesso, o link é este.

QUANTO: gratuito


Onçafari lança jogo de cartas para as crianças conhecerem a fauna brasileira

O Onçafari, projeto criado para promover a conservação do meio ambiente, em especial a onça-pintada e o lobo-guará, lançou em seu site a página OnçaKids. No local, o público mirim encontra desenhos das onças-pintadas para colorir e vídeos interativos ensinando pinturas e ilustrações. Mais uma novidade é o OnçaTrunfo, um jogo de cartas com diversos animais para as crianças conhecerem um pouco mais a fauna do Brasil.

Na página, as crianças também encontram máscaras da Roseta, mascote do Onçafari, feitas pela ilustradora Cris Gardim, para download e impressão.

Mais um destaque, disponível no blog, é o OnçaTrunfo, jogo de cartas para brincar com os amigos e a família, com animais encontrados nos biomas do Brasil onde o Onçafari monitora onças-pintadas e lobos-guarás. O objetivo do jogo é ficar com todas as cartas do baralho na mão, eliminando os outros jogadores.

Para acessar a página do OnçaKids clique aqui. Já para acessar o OnçaTrunfo, o link é este.

ONDE: Para acessar a página do OnçaKids clique aqui. Já para acessar o OnçaTrunfo, o link é este.

QUANTO: gratuito


Projete dinossauros 3D de Jurassic World utilizando o Google

Depois de usar a realidade aumentada para permitir a visualização de vários animais 3D em qualquer ambiente, o Google inovou novamente e agora permite que você viaje no tempo para conhecer de perto dinossauros!

Para acessar o recurso e se divertir, basta usar seu smartphone para digitar o nome do dinossauro desejado no Google e a plataforma exibirá a opção “Visualizar em 3D”. São dez espécies disponíveis no novo recurso: o Tiranossauro Rex, o Velociraptor, o Tricerátopo, o Espinossauro, o Estegossauro, o Braquiossauro, o Anquilossauro, o Dilofossauro, o Pteranodonte e o Parassaurolofo. Usando a realidade aumentada, você conseguirá ver, pela tela do celular, como ficaria cada um destes animais no ambiente em que estiver. Nos dispositivos Android, é possível aumentar o volume para ouvir o som dos passos dos dinossauros. Sucesso garantido com as crianças (e adultos)!

ONDE: *para acessar o recurso e se divertir, basta usar seu smartphone para digitar o nome do dinossauro desejado no Google e a plataforma exibirá a opção “Visualizar em 3D”

QUANTO: gratuito

A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Últimas Notícias