As flores e luzes de Pedro Serapio | Jornal Plural
Clube Kotter
8 maio 2020 - 22h24

As flores e luzes de Pedro Serapio

Solidariedade para artistas e o argentino que amamos são atrações do Curitiba de Graça

Em plena pandemia e ameaça à democracia cada réstia de luz que a arte oferece restaura um fio de esperança e fé em dias melhores. Quem traz este respiro são os eventos culturais e a arte desenvolvida por tantos profissionais que persistem e não se calam apesar das dificuldades.

Nesta edição do Curitiba de Graça para o Plural destacamos as ações culturais da Universidade Federal do Paraná, o canal on-line do Cirque du Soleil entre outras atrações. Confira:

Alimente a Cultura

A campanha “Alimente a Cultura” foi criada pelo grupo Pé no Palco Atividades Artísticas, Arte e Vida da Ascape e pelo vereador Marcos Vieira para arrecadar alimentos para cestas básicas que serão doadas às famílias de profissionais da classe artística, como iluminadores, contrarregras, entre outros.

As doações também podem ser feitas por meio de depósito bancário ou levando pessoalmente em dois endereços. Mais detalhes no www.curitibadegraca.com.br ou pelo telefone (41) 99108-5061.

Conheça mais a cultura paranaense

A série Som e Prosa, no canal do YouTube da UFPR TV, apresenta vídeos de bandas locais. Na imagem, a banda Mumbai Express. Crédito da foto: Reprodução/YouTube.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) disponibilizou inúmeras ações culturais online. Entre as opções estão exposições, música, dança e artes visuais. As ações são sempre divulgadas pelo Instagram e Facebook da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR, indicando os canais em que os conteúdos podem ser encontrados.

Uma deles é o canal do YouTube “Falando de Música UFPR”, que tem bate-papos com professores e especialistas explicando mais sobre diferentes vertentes da música. Já no canal da UFPR TV, a série Som e Prosa mostra vídeos de bandas locais, contando também um pouco sobre suas trajetórias. Lá em nosso site, na editoria “Diversão Virtual”, você encontra mais informações sobre outras ações culturais online da universidade.

Ricardo Darín

Em Tese sobre um Homicídio, de 2013, um crime transforma a vida de um professor de Direito. Crédito da foto: Reprodução/YouTube.

O ator argentino Ricardo Darín é uma daquelas unanimidades difíceis de acontecer. É sucesso de crítica e público. Sabendo desta preferência, o Curitiba de Graça selecionou filmes com o astro que podem ser facilmente acessados em canais de streaming e no YouTube. Entre eles estão Neve Negra, XXY e O Que os Homens Falam. Para saber mais, acesse a editoria “Diversão Virtual”, no Curitiba de Graça.

Dia das Mães

Camerata Antiqua divulga vídeo de concerto em homenagem às mães.

No dia das mães, a Camerata Antiqua de Curitiba divulga o vídeo de um concerto virtual gravado direto da casa dos músicos. Para homenagear as mães em seu dia, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentará um concerto virtual de Ave Verum Corpus, de Wolfgang Amadeus Mozart, que será disponibilizado no domingo (10), a partir do meio-dia, nas páginas do Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria.

A Camerata Antiqua de Curitiba também está disponibilizando, semanalmente, gravações do arquivo de suas temporadas passadas. São lançados dois vídeos por semana, nas sextas-feiras e domingos, também nas páginas do Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria.

Vire arte!

Nas últimas semanas, a campanha #virearte do Arte1 vem fazendo sucesso nas redes sociais. A proposta é o público recriar em uma foto grandes obras, como pinturas, esculturais, fotografias, entre outras. Todos os dias, são selecionadas diversas fotos que são publicadas em uma galeria virtual na página do Facebook e perfil Instagram.

Agora, eles decidiram premiar as dez melhores criações, que serão escolhidas por votação popular e ganharão um ano de assinatura do Arte1 Play. Se você ainda não participou, dá tempo! Basta tirar uma foto reproduzindo uma obra de arte e compartilhar em suas redes sociais marcando @canalarte1 e usando as hashtags #virearte  e #arte1 até o dia 15 de maio.

Espalhe o amor!

Voluntários gravam mensagens para você enviar para aqueles que você ama. Crédito da foto: Reprodução/Facebook Semeando Amor.

Que tal mandar uma mensagem de amor, mas com toques de humor? Essa é a proposta dos voluntários do Semeando o Amor, um grupo de palhaços que atua em hospitais e casa de acolhimento infantil, mas está com essas atividades paralisadas devido à pandemia da covid-19. Enquanto toda essa situação de isolamento social não passa, eles criaram o Plantãonildo, um projeto de gravação de vídeos gratuitos para você enviar para alguém especial que está longe neste momento.

Basta entrar em contato com eles pelo Instagram (@gruposemeandoamor) ou Facebook (www.facebook.com/gruposemeandoamor) explicando para quem deseja enviar. Um dos palhaços ou palhaças, que são Pipoca, Pipoco Poca Zoi, Poesia, Tatata Hope, Joinha, Pancinha, Blessy, Pion e Cupcake, gravará um vídeo com a mensagem que você quer deixar, colocando um pouco de graça, música e leveza para aquela pessoa que você ama. 

Se encante com a magia do circo

Um dos vídeos disponíveis é do espetáculo LUIZA. Crédito da foto: divulgação.

Você nunca teve a oportunidade de ver de perto um dos mágicos espetáculo do Cirque du Soleil? Agora, você pode assistir em sua casa! A companhia está disponibilizando conteúdos especiais todas as semanas no cirquedusoleil.com/cirqueconnect. São vídeos com melhores momentos de show icônicos, além de documentários mostrando bastidores. Em breve, ainda serão mostradas as acrobacias preferidas dos fãs.

Os novos conteúdos são lançados todas as sextas, às 16h, no cirquedusoleil.com/cirqueconnect. Os vídeos já apresentados também ficam disponíveis no canal do YouTube: www.youtube.com/cirquedusoleil.

Flores para todos: Pedro Serapio

Memorial Ucraniano. Crédito da foto: Pedro Serapio.

O fotógrafo Pedro Serapio é quem expõe sua arte neste fim de semana na coluna Curitiba na Lente. Sob a ótica do artista, as cores das flores e a captação da luz ganham destaque e apresentam uma cidade calorosa mesmo com as baixas temperaturas cada vez mais próximas. Confira outras imagens no site: www.curitibadegraca.com.br

E se você é fotógrafo ou quer indicar alguém para participar, entre em contato pelo e-mail pra [email protected]

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias