Cerveja e hambúrguer: 3 formas de harmonizar

Cerveja e hambúrguer: uma ótima combinação
Neste domingo (28) será comemorado o Dia do Hambúrguer. Que tal aproveitar para testar algumas combinações?

Neste domingo (28) será comemorado o Dia do Hambúrguer! O dia foi escolhida porque nessa data, em 1904, ocorreu a feira mundial de Saint Louis, nos Estados Unidos, e essa foi a primeira vez em que o hambúrguer foi apresentado oficialmente ao público. E adivinha qual é a melhor combinação para ele? Cerveja e hambúrguer é uma harmonização clássica da cultura norte-americana.

Cerveja e hambúrguer

Não se sabe exatamente quando o hambúrguer surgiu. Mas as possíveis histórias são bem antigas. Uma das mais contadas diz que no século XIII, Gengis Khan, imperador da Mongólia, viajava o mundo com seu exército e, para aguentar as longas distâncias e terem forças, carregavam pedaços de carne entre as celas e os cavalos.

Outra diz que ele nasceu, na verdade, em 1758 com uma espécie de “salsicha achatada” na Alemanha. Mais especificamente em Hamburgo, onde foi batizada de “Hamburg Sausage”, em homenagem à cidade.

Independente da origem, ele fica uma delícia com cerveja. Pode-se até dizer que é uma combinação típica dos Estados Unidos. É quase o que especialistas chamam de harmonização cultural — aquelas combinações feitas por determinados povos frequentemente.

No entanto, existem várias formas de harmonizar o mesmo hambúrguer com diferentes cervejas, trazendo diferentes sabores. Confira três jeitos diferentes de harmonizar para você testar no fim de semana.

Alright Lovely Day IPA

Créditos: Divulgação

A primeira é hambúrguer com American IPA, que é a versão clássica da combinação norte-americana. Nesse caso, quanto mais gorduroso o hambúrguer for, melhor, como os produzidos com bacon ou carne de costela. Isso porque o amargor corta a sensação de gordura, e a gordura atenua o amargor. Assim, sobra espaço para lúpulo enfatizar o sabor da carne e os aromas frutados e cítricos complementarem o prato.

A cervejaria Alright tem a Lovely Day, ótima para essa combinação por também ter uma maior presença de malte — medalha de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja 2023 como English IPA.

Gauden Bock

Créditos: Divulgação

Outra forma de fazer a combinação é com cervejas mais maltadas, que lembram tostado ou caramelo, notas que vão se assemelhar com o sabor da carne grelhada. Nesse caso, é uma harmonização por semelhança de sabores que enfatiza essa caramelização. Agora no inverno, uma boa pedida pode ser uma Gauden Bock.

Leopoldina Porter

Cerveja e hambúrguer: Leopoldina Porter pode ser uma ótima pedida
Créditos: Divulgação

A terceira opção é usar cervejas feitas com maltes torrados, como a Leopoldina Porter — que ganhou medalha de prata no Concurso Brasileiro da Cerveja 2023 e bronze na mesma competição em 2022. Os maltes escuros são ótimos para enfatizar o sabor da carne e complementar o prato com toques mais intensos, torrados, algumas vezes até levemente defumados, o que pode dar para a carne um toque de feita na grelha.

***

Siga-me no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de tema para a coluna: [email protected].
• Confira mais textos do Cerveja Artesanal Curitiba

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima