Assembleia do Paraná tira nota 47,5 em transparência e fica em oitavo no país

Levantamento da Transparência Internacional mostra problemas em Legislativos de todo o país

A Assembleia Legislativa do Paraná tirou nota 47,5 em transparência. O resultado coloca o Legislativo paranaense em oitavo lugar no país, numa situação apenas “regular”. A avaliação é da Transparência Internacional, que fez o ranking no país inteiro com base nas informações disponibilizadas pelo Legislativo de cada estado.

Apenas quatro Assembleias apareceram com avaliação positiva: Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e a Câmara Distrital, de Brasília. Entre as informações julgadas estavam o uso de cotas parlamentares, viagens oficiais, normas de regulação do lobby, presença de deputados em plenário e salários pagos a servidores e aos próprios deputados.

Segundo a Transparência Internacional, o Paraná foi um dos estados que tirou zero nas notas da dimensão Legislação, que monitora a existência e a regulamentação de leis e normas que amparam a transparência e a integridade, cobrindo temas como lobby, proteção a denunciantes, dados abertos e proteção de dados pessoais.

A Transparência Internacional também afirma que o Paraná está entre os estados que não publicam informações sobre salários com o grau de detalhe e a periodicidade necessários para, por exemplo, coibir casos de rachadinhas. Somente quatro estados (Ceará, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul) publicam bases de dados completas e nominais, com periodicidade mensal, sobre o salário de servidores efetivos e comissionados.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima