Satisfação de clientes de arquitetos e urbanistas supera 80%, diz pesquisa

Em comemoração ao dia desses profissionais, CAU/PR celebra a data com evento internacional

Quem contrata um arquiteto e urbanista para projetar e executar obras tem um alto índice de satisfação: 84%. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em conjunto ao Instituto Datafolha. Economia nos gastos, compreensão das necessidades dos clientes, bom planejamento do projeto e segurança são alguns dos benefícios ao contar com esses profissionais na hora de construir ou reformar.

O levantamento mostra ainda que cerca de 10 milhões de brasileiros já utilizaram os serviços desses profissionais e que 73% da população economicamente ativa considera a possibilidade de contratar um arquiteto e urbanista.

O arquiteto e urbanista trabalha para melhorar a qualidade dos espaços que formam as cidades. É o profissional que promove mobilidade para todos, constrói edificações eficientes, sustentáveis, atua na preservação de áreas verdes e no bem-estar nas residências e ambiente de trabalho.

Neste 15 de dezembro é comemorado o Dia do Arquiteto e Urbanista. A data foi criada em homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer (1907-2012), vencedor do Prêmio Pritzker (1988) e autor de diversas obras consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade.

Todavia, a pesquisa também revelou que a grande maioria da população realiza obras sem auxílio de profissionais especializados. Dentre 50 milhões de brasileiros que já construíram ou reformaram, 82% não contrataram serviços de profissionais tecnicamente habilitados. São obras irregulares, sem registro de projeto e execução junto aos órgãos competentes e que podem representar alto risco para a sociedade.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Milton Zanelatto, afirma que o levantamento reflete uma realidade que precisa ser alterada. “Durante muito tempo foi criada uma ideia equivocada de que somente as classes mais favorecidas têm condições de contratar arquitetos e urbanistas para construção, reforma, restauro ou decoração do seu imóvel. Essa é uma situação que o Conselho trabalha para mudar, especialmente com campanhas de conscientização da população. Aproveitamos esta data tão especial para reforçar a obrigatoriedade de que obras e reformas tenham responsáveis técnicos, conforme determina a legislação nacional”.

O custo do serviço de um arquiteto e urbanista é de aproximadamente 10% do valor total da obra. “O projeto é um pequeno percentual da obra e se for bem elaborado, detalhado, especificado com quantidade certa de materiais e cronogramas definidos gera economia na maior despesa, que é a própria construção. Tudo isso resulta em ter um patrimônio que vai valer ainda mais”, completa o presidente do CAU/PR.

Ainda de acordo com a pesquisa do CAU e do Instituto Datafolha, 96% dos entrevistados concordam que arquitetos e urbanistas são indispensáveis em obras e construções. As principais características associadas à profissão são conhecimento intensivo de tecnologia, criatividade, competência, visão de futuro e bom relacionamento com o cliente.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima