Secretária de Planejamento do RS diz ter sido barrada em evento em Foz | Jornal Plural
Clube Kotter
2 mar 2020 - 16h38

Secretária de Planejamento do RS diz ter sido barrada em evento em Foz

Leany Lemos acompanhava o governador do estado no 6º Consórcio de Integração Sul e Sudeste

A Secretária de Estado de Planejamento do Rio Grande de Sul, Leany Lemos, denunciou nas redes sociais a desigualdade de gênero que permeia o universo da política. Lemos acompanhava o governador do estado no 6º Consórcio de Integração Sul e Sudeste, que aconteceu no último sábado (29) em Foz do Iguaçu (PR), quando foi impedida de entrar na sala.

O funcionário responsável alegou que o evento era apenas para “secretários de Estado.” Depois de se identificar como Secretária de Estado de Planejamento, o evento passou a ser exclusivo para “governadores.”

Em seu post, Lemos usou a hashtag #genderequality e disse que situações como essa acontecem com muito mais frequência do que gostaria. Ao entrar, se deparou com uma sala de repleta de homens. Apenas uma mulher aparece na foto que a secretária postou nas redes.

O dia-a-dia da política, no entanto, só é possível com o trabalho de muitas mulheres. São cerimonialistas, assessoras, recepcionistas. Mas elas não são vistas. Poucas mulheres ocupam cargos como o de Leany. Ao verem uma mulher em um evento de política, não passa pela cabeça das pessoas que ela possa ser uma Secretária de Estado. Tampouco lhes ocorre ouvir o que ela tem a dizer.

Lemos entrou mesmo assim. Para uma mulher, ocupar um espaço que já lhe pertence é uma batalha. Segundo a secretária, o mundo “avançou um monte”, mas “há montes e montanhas e todo tipo de landscape ainda pra ser avançado. Até a gente ser só igual.”

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias