Ratinho ainda está bem na frente, mas já não ganha por W.O.

Pesquisa mostra que anular Alvaro Dias será fundamental para reeleição de governador

O governador Ratinho Jr (PSD) continua favorito absoluto para a reeleição em outubro. É como se estivessem fazendo uma rifa com 100 números e ele tivesse comprado noventa. Seria muito azar perder, não? Mas nesse mundo já aconteceram coisas mais estranhas, principalmente quando se trata de política.

O novo levantamento de intenção de voto publicado pelo IRG mostra o governador com mais de metade de votos no primeiro turno, isso mesmo antes de descontar brancos, nulos e indecisos. Tudo favorável, certo? Sim, mas é preciso ver os números com um pouco mais de calma.

Até recentemente, Ratinho não tinha nenhum adversário, e isso não de força de expressão. Quase vencia a eleição por WO, mas evidente que isso não ia ficar assim. Primeiro Cesar Silvestri, que de bobo não tem nada, viu uma chance de marcar posição e se filiou ao PSDB de Beto Richa, mas isso era pouco.

Depois foi Roberto Requião que, inacabável, se filiou ao PT para flanquear o governador pela esquerda. O homem tem 81 anos e talvez muita gente não tenha levado o movimento a sério, mas dependendo do cenário ele está com quase um quarto dos votos.

E para complicar um pouquinho mais, a parceria entre Ratinho e Alvaro Dias (Podemos) começou a fazer água. Comisso, existe a chance real de Flávio Arns (Podemos) sair candidato – e não dá para desprezar alguém que já se elegeu duas vezes senador.

Aos pouquinhos, o WO foi ficando na história e o pessoal descobriu que vai ter jogo. Claro, a vantagem ainda é imensa, mas faltam seis meses e Ratinho enfrenta alguns problemas. A polícia está em pé de guerra com o governo. Os sindicatos denunciam uma gestão que fez mal ao funcionalismo. E agora há um escândalo na Copel.

A entrada de fato de Arns na disputa pode ser um fator decisivo para que a eleição esquente um pouco mais. Mas é preciso levar em conta que sem Sergio Moro (União Brasil) na corrida presidencial, em tese desaparece o problema para Alvaro e Ratinho se acertarem.

Em resumo, estamos ainda antes do começo da partida. Mas agora já temos pelo menos quatro times inscritos. Não é pouco.

O IRG Pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 31 de março e 3 de abril. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números PR-09298/2022 e BR-01036/2022. A sondagem foi feita com recursos próprios da IRG Pesquisa. A margem estimada de erro é de 2,5 pontos porcentuais para um intervalo de confiança e 95%.

Cenário 1

Ratinho Jr (PSD) – 53%
Requião (PT) – 21,5%
Flavio Arns (Pode) – 8,6%
Cesar Silvestri Filho (PSDB) – 2,9%
Nenhum – 8,3%
Não sabe/Não respondeu 4,1%

Cenário 2

Ratinho Jr (PSD) – 57,3%
Requião (PT) – 23,7%
Cesar Silvestri Filho (PSDB) – 5,8%
Nenhum – 10,6%
Não sabe/Não respondeu – 2,6%

Segundo turno

Cenário 1

Ratinho Jr (PSD) – 61,6%
Requião (PT) – 25%
Nenhum – 10,6%
Não sabe/Não respondeu 2,7%

Cenário 2

Ratinho Jr (PSD) – 66,4%
Cesar Silvestri Filho (PSDB) – 12,1%
Nenhum – 17,1%
Não sabe/Não respondeu – 3,9%

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima