Primeiro-secretário da Câmara de Curitiba tem carro descaracterizado

Veículo do gabinete de Osias Moraes não tem adesivo obrigatório; presidente da Câmara admite retirar plotagem de todos os carros, o que dificulta fiscalização

O vereador Osias Moraes (Republicanos), eleito em dezembro para o cargo de primeiro-secretário da Câmara de Curitiba, estaria utilizando um carro oficial sem identificação. O Plural recebeu fotos do carro, placas BEF3J14, sem a plotagem que é utilizada obrigatoriamente em todos os veículos alugados para vereadores.

A retirada da identificação dos carros, segundo o Plural apurou, foi uma das promessas da chapa eleita para a Mesa Diretora para este biênio. Em entrevista, o presidente Marcelo Fachinello (PSC) admitiu apenas que essa era uma preocupação dos vereadores e que o caso estaria sendo estudado, mas ainda sem nenhuma conclusão.

Leia mais: Câmara dá posse a quatro novos vereadores. Veja quem são

Ao receber as imagens do carro sem caracterização, o Plural procurou o vereador Osias Moraes, tanto por telefone quanto por WhatsApp, sem sucesso. Depois de três dias sem resposta, a reportagem conversou com o chefe de gabinete do vereador, Geraldo Hélio do Amaral, que se recusou a confirmar até mesmo que o carro estaria descaracterizado, apesar das imagens que comprovam isso.

Segundo Amaral, a Mesa estaria decidindo sobre os adesivos dos carros e isso deve ser decidido já nos próximos dias. “Aguarde o desfecho”, disse, se recusando a dar mais informações.

Carros da Câmara

A alegação de Fachinello para a possível decisão de retirar a identificação dos carros é a “violência política” sofrida por vereadores. No atual mandato, dois vereadores foram enviados para responder no Conselho de Ética por terem sido vistos usando carros oficiais em situações que foram consideradas suspeitas. Não houve punições.

Leia mais: Conheça Marcelo Fachinello, o novo presidente da Câmara

Hoje, todo vereador tem direito a um carro oficial alugado pela Câmara, embora vários tenham decidido abrir mão de seu uso (dentre eles, o próprio Fachinello). No caso de vereadores que ocupam cargos de direção, como acontece com Osias Moraes, há um carro extra. Os adesivos de identificação ajudam a garantir que o carro será utilizado apenas para fins ligados ao mandato, e não para passeio ou atividades irregulares.

Os carros da Câmara não era identificados até 2021, mas no mandato de Tico Kuzma (Pros), os vereadores aprovaram a volta da obrigatoriedade do adesivo, num pacote de diminuição de gastos que também eliminou os selos pagos para os gabinetes.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As escolas devem ser antirracistas

As escolas devem ser espaços seguros onde a diversidade de pensamentos, culturas e identidades é valorizada, permitindo que os estudantes desenvolvam um entendimento profundo do mundo ao seu redor

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima