Prefeitos se unem contra extinção de municípios | Jornal Plural
12 fev 2020 - 14h07

Prefeitos se unem contra extinção de municípios

Quem mais apanhou foi o senador Oriovisto, autor de proposta pela extinção dos municípios deficitários

Prefeitos, deputados e outros representantes de municípios se reuniram nesta quarta na Assembleia Legislativa para se opor à ideia de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes.

Os discursos foram tensos. Além de defenderem que municípios não foram feitos para dar lucro, e sim para melhorar a vida dos cidadãos, os políticos questionaram a ideia de que o dinheiro do Imposto de Renda e do ICMS não seja computado na sustentabilidade. Afinal, esse dinheiro vem do governo federal ou estadual, mas só depois de ser cobrado nas cidades – inclusive nas pequenas.

Quem mais apanhou foi o senador Oriovisto Guimarães (PODE), autor de uma proposta pela extinção dos municípios menores e deficitários. Marcel Micheletto chegou a pedir desculpas por ter feito campanha para ele, e disse que o senador precisa deixar o jatinho de lado e conhecer o interior a pé.

A assessoria do senador, no entanto, lembra que a proposta que está sendo discutida nem é mais a dele, e sim uma outra apresentada pelo próprio governo federal. Na sua proposta, lembra ainda o senador, a extinção só se daria por plebiscito.

Últimas Notícias