Assembleia tem 72h para dizer quanto dinheiro gastou com publicidade

Atual gestão terá que dizer em quais veículos investiu; edital previa R$ 30 milhões

Uma decisão judicial obriga a Assembleia Legislativa a informar dentro de 72 horas quanto dinheiro gastou com publicidade em 2019. Além do valor total, será necessário especificar quais veículos receberam as verbas oficiais.

A liminar foi concedida pela juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. A ação foi movida pelo deputado estadual Homero Marchese (Pros), que disse estar esperando há mais de 150 dias por uma resposta a um pedido de informação da Assembleia.

O uso de verba da Assembleia com publicidade é novo: começou por determinação da atual mesa diretora, no ano passado. O edital inicial previa o gasto de até R$ 30 milhões, mas o deputado afirma que não há transparência sobre os gastos.

Primeiro secretário da Assembleia, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirma que o pedido de Homero foi respondido e que todas as informações exigidas pela Lei de Transparência constam do portal do Legislativo.

O ponto, no entanto, é que o deputado quer ver detalhados os gastos com cada veículo. A ideia seria ver, por exemplo, se veículos das regiões onde os deputados da cúpula têm base eleitoral podem ter sido beneficiados com mais verbas, dentre outros questionamentos.

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