Festival on-line traz conteúdo sobre doenças raras

Programação do "Festival Raridades" conta com filmes, música, debate e uma exposição virtual. Conteúdo quer conscientizar sobre condições de saúde

De 1º a 25 de novembro acontece, de forma on-line, o Festival Raridades. Com programação gratuita de música, cinema, artes plásticas e debates, a proposta do evento é conscientizar a população sobre doenças raras.

A organização é da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doença Correlatas (ABRAF). O festival aconteceria presencialmente, mas teve que ser adaptado por conta da pandemia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma doença se enquadra como rara quando afeta menos de 0,05% da população. A entidade estima que existam entre 5 mil e 8 mil doenças raras no mundo.

O Festival

Serão 31 filmes nacionais e internacionais, entre curtas e longas, com temáticas que retratam a história de pacientes dessas doenças. As obras contam com personagens como o alpinista Chris Bombardier, primeiro hemofílico a escalar o monte Everest; e a produtora Kyle Anne Grendys, a 75ª pessoa a nascer com a Síndrome de Fraser.

Nas artes visuais, a exposição “Beyond the Diagnosis” (“Além do Diagnóstico”), traz 18 telas de artistas que retratam pacientes reais. A exposição virtual conta também com audiodescrição das telas, e textos falando da condições de saúde retratadas, bem como indicações de associações de pacientes no Brasil.

Os shows ficam por conta da cantora Laura França (que tem diagnóstico de hipertensão pulmonar), e da Banda Alexandre Z (o vocalista da banda tem fibrose cística). As apresentações acontecerão ao vivo, respectivamente, nos dias 10 e 17 de novembro, às 19h.

Já, os debates terão duração de uma hora, e serão devidos em três. Haverá interpretação em Libras, e o público poderá enviar perguntas ao especialistas e convidados. Os temas são: no dia 04, “Vivendo Além do Diagnóstico”; em 11, “Cannabis e Doenças Raras”; e no dia 18, “Acesso à Saúde para os Raros”.

Festival de arte

Festival Raridades
Quando: de 1 a 25 de novembro de 2020.
O evento é totalmente on-line e gratuito. Para mais detalhes sobre a programação basta acessar o site do festival.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima