Contestado, Novas Clarices, MON e Murilo Silvestrim em destaque

Curitiba de Graça também traz espaço para humor

No dia 22 de setembro, junto com a chegada da primavera, o portal Curitiba de Graça ganhou uma roupagem totalmente nova. Mais contemporâneo e robusto, o novo site agregou mais conteúdos autorais, com reportagens de Camile Triska, Carlos Borio, Irma Bicalho e Kristiane Rothstein. Uma das novidades é a chegada de novos colunistas: a jornalista ponta-grossense Érica Busnardo toda semana trará posts de humor, com a Érica Motivadora, a coach sinistra. Se não motivar, ao menor servirá para boas risadas.

Nesta edição da coluna Curitiba de Graça para o Plural, confira também as fotos vencedoras dos 17 anos do MON, uma delas do jornalista Eduardo Aguiar (foto acima), Festival de Filmes Ambientais e uma conversa online sobre um clássico do cinema mundial.

Guerra do Contestado

Dirk com Maria Simão, a Mariazinha, uma das últimas sobreviventes da Guerra do Contestado. Crédito da imagem: acervo do documentarista.

Você sabia que o Paraná já foi palco de uma das maiores guerras do século XX no Brasil? Pois é, pouca gente conhece a história da Guerra do Contestado, conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terra de um lado e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro do outro, entre eles o próprio Exército Brasileiro e forças da Polícia Militar do Paraná e de Santa Catarina. Para manter a história viva, o jornalista, que mora em Curitiba, Dirk Lopes produziu o webdocumentário Órfãos do Contestado.

Confira a reportagem exclusiva de Carlos Borio.

Blade Runner

Dirigido pelo premiado Ridley Scott, Blade Runner virou um clássico do cinema mundial. Crédito da imagem: reprodução do filme.

Acontece neste sábado (26) mais uma edição da masterclass online “Conversas de Cinema”, do Cine Passeio, das 15h às 17h. O tema é o clássico Blade Runner e será conduzido pelo crítico de cinema e curador do Cine Passeio, Marden Machado. Em nosso site, você encontra mais informações sobre a aula.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site www.cinepasseio.org. As vagas são limitadas.

Festival de Filmes Ambientais

Curta-metragem Mãe do Ar, de Murat Eyuboglu, abre a programação de filmes do festival. Crédito da foto: reprodução/Facebook.

O Filmambiente – Festival Internacional de Filmes Ambientais vai celebrar seus dez anos com uma edição totalmente online. Até o dia 30 de setembro, o público de todo o Brasil poderá assistir gratuitamente produções audiovisuais nacionais e internacionais, lives e debates sobre questões ambientais.

Nesta edição de aniversário, o festival fará uma retrospectiva de filmes premiados em edições anteriores. A programação contará com nove longas-metragens e 11 curtas-metragens aclamados pelo público e pelo júri, além curtas inéditos.

Todos os filmes ficam no site www.filmambiente.com durante 24h, a partir de seu horário de disponibilização. Neste sábado (26), às 20h, será exibido Teclópolis, de Anuk Obeid, filme ganhador do Prêmio Melhor Especial Curta-Metragem 2012; Mobília Irlandesa, de Tony Donoghue, ganhador do Prêmio Melhor Curta-Metragem 2011; e Os Chefões Piraram, de Fredrik Gertten, vencedor do Prêmio do Público para Longa-Metragem 2013.

Confira o restante da programação.

Novas Clarices

Rafaela Riera. Crédito da foto: acervo da publicitária.

Responda rápido: quais escritoras brasileiras você conhece? Nomes como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Helena Kolody deverão ser citadas mas, muitas outras esquecidas. Por isso, a publicitária curitibana Rafaela Riera, que atualmente mora em São Paulo, ao fazer essa pergunta para amigos percebeu que era preciso divulgar novas autoras. Assim, nasceu o projeto “Novas Clarices”, que pode ser acompanhado pelo perfil: https://www.instagram.com/novasclarices/

Confira a reportagem da Camile Triska, na íntegra.

Uma coach pra chamar de sua

O Curitiba de Graça agora terá colunas de humor. E quem estreia é a jornalista ponta-grossense Érica Busnardo, para nós, a Érica Motivadora, a sua coach sinistra. Com uma visão ácida sobre os gurus da autoajuda, a jornalista traz, digamos assim… ensinamentos fora do comum para todos nós. Aqui, só uma das suas tiradas.

Confira na íntegra.

Dezessete poses do MON

A foto de Amanda Samways foi uma das vencedoras do prêmio. Crédito da foto: Amanda Samways.

Para comemorar seus 17 anos de existência, o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma galeria virtual com 17 fotos vencedoras da campanha #meumon: Revele o Museu que só Você Vê. Entre mais de duas mil fotos participantes, uma comissão julgadora escolheu as imagens que se destacaram em originalidade e criatividade. Os vencedores ganharam 100 ingressos cada para presentear amigos e familiares com visitas ao museu, que poderão ser realizadas assim que o espaço reabrir ao público.

Os ganhadores foram: Adriana Kukla, Amanda Samways, Cinthia Castro, Edu Aguiar, Fernando Caovilla, Guilherme Negrão, Kyra Ferreira, Silvio Fernandes, Rosana Anjos, Ana Ciffoni, Alexandre Chaym, Henrique Wollz, Faisal Iskandar, Marcos Marcolla, Alexandre Kenji Okabaiasse, Bruno Conde e Meiri Janz.

Por falar em MON, neste domingo (27), às 16h, em seu canal do YouTube, haverá uma conversa ao vivo entre a curadora Denise Mattar e o colecionador e diplomata Fausto Godoy, doador da maior coleção de arte asiática da América do Sul ao acervo do museu, que irá abordar as gravuras japonesas. No bate-papo, eles falarão sobre o processo de produção das obras e também sobre a influência da gravura japonesa na arte ocidental, principalmente no trabalho de artistas como Van Gogh, Monet e Gauguin.

“Mudando”

O instrumentista, cantor, compositor e escritor Murilo Silvestrim, maringaense que adotou Curitiba desde criancinha, acaba de lançar seu single: “Mudando”, que faz parte do CD que está em pré-produção Encontrar.

O artista conta que a música tem bastante relação com esta época. “Depois de bastante tempo lancei esse single com clipe que, para mim, representa muito esse momento tão diferente que passamos. Estou feliz por poder seguir fazendo e vendo sentido nas coisas que escrevo e toco”, disse em suas redes sociais.

O cantor explica que a canção é uma tentativa de abrandar suas inquietações e nela trabalha “uma sonoridade mais contemporânea, ambiências lentas e instrumentação enxuta”. “O single propõe uma reflexão sobre nossas memórias, nosso caminho e tempo interior”, diz. “Busco, por meio desse trabalho, mergulhar na arte do dia a dia.”

Silvestrim conta que logo apresentará novas canções. Leia a matéria completa.

Verso e prosa contra a Ditadura

Jotabê Medeiros fez biografia de Raul Seixas e de Belchior. Crédito da foto: divulgação.

O jornalista e crítico musical Jotabê Medeiros, que escreveu as biografias de dois dos mais importantes ícones da Música Popular Brasileira: Raul Seixas: Não Diga Que a Canção Está Perdida e Belchior: Apenas Um Rapaz Latino-Americano, é o entrevistado da jornalista Thea Tavares na próxima quinta-feira, 1.º de outubro, às 20h, no canal do Movimento Gota D’Água no Instagram. Com o tema “Ditadura Nunca Mais! Resistência e contestação cantadas em verso e prosa”, os jornalistas abordarão a política atual do país, os golpes contra a cultura, contra a classe artística e a imprensa. O Movimento Gota D’Água foi criado em maio passado em Curitiba e visa debater e contestar a política do governo federal atual.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima