Arte e cultura para crianças com Muralzinho de Ideias | Jornal Plural
Clube Kotter
25 set 2020 - 21h51

Arte e cultura para crianças com Muralzinho de Ideias

Espetáculo SobreVoar – Santos Dumont, da Cia do Abração, em transmissão ao vivo neste domingo

No próximo domingo (27), às 18h, a Cia do Abração irá realizar uma nova transmissão ao vivo em sua página do Facebook e canal no YouTube. Desta vez, a peça exibida será SobreVoar – Santos Dumont, um espetáculo para crianças de todas as idades.

A transmissão é gratuita, porém durante a live a companhia irá promover a campanha “Pague quanto Pode”. Onde, por meio de um QR Code disponibilizado, você pode escanear e contribuir com qualquer valor, ajudando assim os artistas da Cia do Abração nesse tempo de pandemia. A campanha é uma forma encontrada pelos artistas para democratizar o acesso a arte.

Além disso, sua criança também pode participar durante a live. Para isso, façam uma dobradura de papel de um avião e enviem uma foto da produção para o WhatsApp (41) 99125-9595.

Para assistir a live no YouTube, clique aqui. Já para assistir no Facebook, o link é este.

QUANDO: 27/09 (dom) 18h.

ONDE: Para assistir a live no YouTube, clique aqui. Já para assistir no Facebook, o link é este.

QUANTO: gratuito.

Quer ensinar a criançada a pedalar sem rodinha?

E aí, quer ensinar a criançada a pedalar sem rodinhas? Neste período de isolamento, você pode ser o bike anjo da sua casa!

O projeto Bike Anjo preparou um vídeo especialmente para a prefeitura municipal de Curitiba, ensinando para as crianças dos CMEIs os segredos para aprender a pedalar.

No vídeo, Pedro Arruda, voluntário do projeto e sua filha Rebeca Arruda, de 4 anos, ensinam e dão dicas de como ensinar seus filhos a andarem de bicicleta sem rodinhas, passando por etapas de equilíbrio e confiança, até que a criança consiga se soltar e pedalar sem as rodinhas.

Para assistir ao vídeo, basta clicar aqui.

ONDE: Para assistir ao vídeo, basta clicar aqui.

QUANTO: gratuito.

Há vagas para estudantes nas aulas de videoarte do Centro Juvenil de Artes Plásticas

Continuam abertas as vagas para estudantes de 10 a 15 anos de todo Estado que queiram participar das oficinas de Videoarte do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, instituição estadual de ensino de artes voltada a crianças e adolescentes.

As aulas são ministradas uma vez por semana, através das redes sociais para evitar aglomerações e risco de contaminação pelo Covid-19, e incluem história da fotografia, do cinema, aparatos cinematográficos, elementos da linguagem audiovisual, stop motion, dicas de como gravar com o celular e de como editar vídeos usando aplicativos para smartphones, noções de iluminação, direção, roteirização, além de outros temas.

ONDE: Os interessados em participar das aulas podem se inscrever através do e-mail [email protected].

QUANTO: gratuito.

Crianças criam projeto de audiodescrição para incluir e ampliar acesso a pessoas com deficiência visual

Ampliar o direito à acessibilidade a pessoas com deficiência visual foi o mote para o desenvolvimento de um projeto incrível, idealizado por um grupo de seis crianças estudantes do 5.° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino privada de Curitiba.

Após constatação de que, especialmente neste momento de pandemia, informações, campanhas, redes sociais e aulas online não são acessíveis a todos, Antonella, Gabriela Helena, Gabriela, Júlia, Lucas e Theo desenvolveram o projeto “A Inclusão de Todos é o Futuro que Queremos”. A proposição faz parte do “Projeto de Intervenção Social 2020″, do Colégio Marista Paranaense, que tem como tema central “O Futuro que Queremos” e após votação da turma, subtemas: “Reflexões na Quarentena“ e “Resgatando Valores”.

A proposta para a escola (e já antecipamos aqui que essa criançada já foi além da realização e apresentação do projeto escolar) consistiu em fazer a descrição de imagens estáticas e audiodescrição de vídeos para promover maior inclusão para deficientes, tornando assim as informações acessíveis a todos.

Durante a realização do projeto, os alunos realizaram pesquisas sobre o assunto e assistiram a alguns vídeos com audiodescrição para conhecerem mais do tema escolhido. Participaram de palestras virtuais com a áudio-descritora Brisa Teixeira e com o áudio-descritor e consultor Daniel Massaneiro – que tem deficiência visual e desempenha a função de analisar se a descrição será compreendida pelo público-alvo, para que compreendessem sobre as técnicas para criação de um roteiro e gravação de uma audiodescrição.

E a partir de então, os estudantes fizeram a audiodescrição do filme O Primeiro Natal. A Produtora Voa Flor, responsável pelo filme, autorizou sua edição, com a finalidade educacional e de inclusão, sem fins lucrativos.

Para além e ainda dentro do projeto da escola, o grupo já realizou a audiodescrição de uma aula de química em regime remoto, criou a campanha “Rede Social Inclusiva“, que, por meio da criação de um passo a passo, visa estimular as pessoas a descreverem as imagens de suas postagens nas redes sociais e o Clube de Audiodescrição Mirim com perfil no Instagram, que além de informar, divulgar e incentivar a utilização da audiodescrição, quer conscientizar sobre a necessidade de capacitação profissional para garantir a acessibilidade na educação e em outras áreas. Além disso, os pequenos já obtiveram a autorização para audiodescrição de dois clipes musicais, sendo um deles da Rafa Gomes e outro do grupo TaqueTiqueTá.

O vídeo com audiodescrição do filme O Primeiro Natal, está disponível na página do Facebook do Colégio Marista Paranaense. Para assistir, clique aqui.

Acesse, claro, o perfil do Clube Mirim de Audiodescrição no Instagram aqui.

ONDE: O vídeo com audiodescrição do filme O Primeiro Natal está disponível na página do Facebook do Colégio Marista Paranaense. Para assistir, clique aqui.

Acesse, claro, o perfil do Clube Mirim de Audiodescrição no Instagram aqui.

QUANTO: gratuito.


A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias