“Situação está ficando complicada”, diz secretária de saúde sobre a Covid-19 em Curitiba

Na última semana, número de confirmações tem aumentado

ATENÇÃO! A divergência entre dados municipais e estaduais acontece pois não há um sistema integrado das informações. Além disso, os critérios de divulgação da Secretaria da Saúde do Paraná e da Secretária Municipal de Saúde são diferentes. Mais detalhes em breve.

No que diz respeito à pandemia do coronavírus, o cenário que se vê em Curitiba preocupa. “A situação está ficando complicada”, disse a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, em live no Facebook nesta segunda-feira (8).

Com a notícia de diversas situações de aglomeração, e da ausência das medidas de prevenção à transmissão do vírus em bares e estabelecimentos da cidade, Huçulak disse que a Prefeitura terá de tomar medidas drásticas. “Tenho falado desde o início que o tamanho da pandemia em Curitiba depende do poder público se organizar, mas depende também de você aí, cidadão”, afirmou, com o dedo indicador apontado para a câmera.

Em 48 horas, o município registrou 62 novos casos de Covid-19 e três novos óbitos. Agora, são 1.352 confirmações, 279 casos em investigação, 2.254 descartados, 1.031 recuperados e 61 óbitos.

As mortes aconteceram hoje (8/6), ontem (7/6) e quinta-feira (4/6). As vítimas tinham todas mais de 75 anos, doenças crônicas e estavam internadas. Quanto ao gênero, tratam-se de uma mulher e dois homens.

Mantendo o número de internações divulgadas no sábado, a cidade registra 90 pessoas em hospitais de Curitiba: 43 em UTI, nove em respiradores. “É realmente preocupante a situação em que estamos”, destacou a médica infectologista, Marion Burger ao falar que a média diária de confirmações aumentou na última semana.

Apesar das constatações, a Prefeitura ainda não divulgou novas medidas para conter o avanço do coronavírus na cidade.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa mais 134 confirmações e seis mortes pelo novo coronavírus. Total de pessoas contaminadas é de 7.031 e 243 pacientes mortos pela infecção. Entre todos os 399 municípios paranaenses, 283 têm ao menos uma ocorrência da doença, aproximadamente 70% do total de cidades.

307 pacientes com o diagnóstico confirmado pela Covid-19 estão internados nesta segunda-feira (8/6). Em leitos SUS estão 226 (sendo 82 em UTI e 144 em leitos clínicos/enfermaria) e 82 em leitos da rede privada (sendo 33 em UTI e 49 em leitos clínicos/enfermaria).

A secretaria divulga a morte de mais seis pacientes que estavam internados, dois homens e quatro mulheres que morreram entre os dias 3 e 7 de junho. Um homem, 81 anos, de Rolândia, faleceu na quarta-feira (3), o outro residia em Curitiba, tinha 85 anos, morreu na sexta-feira (5). Duas mulheres morreram no sábado (6), uma de 81 anos residia em Maringá, e outra, de 50, era moradora de Araucária. No domingo (7), morreram duas mulheres que residiam em Londrina, uma tinha 86 e outra 47 anos.

O monitoramento da Secretaria registra 90 casos que foram atendidos no Paraná, mas residem fora daqui. Sete pessoas morreram.

283 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 84 municípios há registro de óbitos pela doença. Quantidade de casos novos e municípios: Curitiba (9); Londrina (9); Maringá (7); São José dos Pinhais (7); Cornélio Procópio (6); Carlópolis (5); Guapirama (5); Araucária (4); Cascavel (4); Pinhais (4); Campo Largo (3); Pato Branco (3); Santa Mariana (3); Toledo (3); Andirá (2); Apucarana (2); Bandeirantes (2); Braganey (2); Cianorte (2); Corbélia (2); Fazenda Rio Grande (2); Guaraniaçu (2); Ibaiti (2); Ibera (2); Irati (2); Joaquim Távora (2); Mandirituba (2); Nova Fátima (2); Paranavaí (2); Quedas do Iguaçu (2); Santa Tereza do Oeste (2); Tomazina (2); Vera Cruz do Oeste (2); Abatiá (1); Agudos do Sul (1); Anahy (1); Assis Chateaubriand (1); Campina Grande do Sul (1); Campo Mourão (1); Capitão Leônidas Marques (1); Colombo (1); Diamante do Sul (1); Iguatu (1); Itamaracá (1); Jaguariaíva (1); Jundiaí do Sul (1); Leópolis (1); Lindaste (1); Mandaguari (1); Quatiguá (1); Rio Azul (1); Rolândia (1); Santo Antônio da Platina (1); Sertanópolis (1); Tupãssi (1); Uraí (1); Wenceslau Braz (1).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima