Aos que pensam que o planejamento só existe no financeiro e odeiam o financeiro, eis aqui uma boa notícia: o planejamento não é só no financeiro.
É claro que quando pensamos em estratégia de crescimento a primeira ideia que vem na mente é a de cortar gastos e reduzir despesas, mas o planejamento é muito mais do que só estratégia.
O planejamento visa ações a curto, médio e a longo prazo e nesse caso definem a atuação da empresa por anos.
Já falei em outras colunas que a empresa tem suas fases que elas começam quando a empresa nasce que é quando o empresário precisa sobreviver e é quando aprende a comprar e a vender, passa pela segunda fase quando percebe que tem que contratar e aprende a gestão de pessoas, até que chega na fase que precisa se organizar, que é quando precisa de planejamento.
Em muitas empresas o trabalho de planejamento inicia com a definição da missão, visão e valores do negócio.
Qual a identidade do seu negócio, porque sua empresa existe, qual seu propósito.
Uma ferramenta que eu gosto muito para ajudar nessa definição é a análise SWOT, uma ferramenta que provoca um grande brainstorming e ajuda a analisar os mercados internos e externos e onde entendemos fortalezas, pontos de desenvolvimento, oportunidades e o mercado concorrente.
Veja que a primeira etapa do planejamento é quando precisamos entender o que você quer para sua empresa e dessa forma se organizar para crescer.
Quer um exemplo de missão, visão e valores?
Encontrei a do Magazine Luiza para ilustrar: “Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.”
Será que o Magazine conseguiu?
Quando pensamos sob o olhar do planejamento estratégico entendemos que ele quer ser inovador, estar presente onde o cliente desejar e encantar o cliente através do atendimento e do preço. Esse é o objetivo ao longo prazo, mas como atingi-lo?
Perceba que para chegar a esse objetivo eles também precisaram organizar seus departamentos como os de vendas e de logística, porque dessa forma eles conseguem hoje “estar presentes onde e como o cliente desejar”.
Isso se chama planejamento tático.
Enquanto eu me organizo para atingir um objetivo de longo prazo eu preciso tomar ações que garantam que a ferramenta será atrativa e vai gerar receita.
Por fim e não menos importante, precisamos ter o planejamento operacional, ou seja, o que precisa acontecer no dia a dia.
Precisamos pensar nas tarefas diárias, na rotina, nos processos. Isso está diretamente ligado a gestão de processos.
Para que meu objetivo de longo prazo dê certo eu preciso que minha empresa esteja organizada no seu dia a dia. Preciso ter processos bem definidos, rotinas estabelecidas e políticas claras e disponíveis para abordar problemas específicos.
O sucesso do planejamento de seu negócio vai muito além do somente pensar o que quer ser quando crescer, ele visa olhar para o longo, médio e curto prazo.
Empreender não é fácil, mas é muito bom, o segredo é: controle, planejamento, indicadores e organização.
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.