Assembleia vota “feirão” do cargo comissionado nesta segunda

TJ,Ministério Público e deputados pedem mais 542 cargos sem necessidade de concurso

A Assembleia Legislativa do Paraná marcou para a próxima segunda-feira (2) o início da votação do “feirão” de cargos preparado pelo poder público paranaense. Os projetos que entraram na pauta preveem a criação de 542 cargos de livre provimentos. São os famosos cargos comissionados, preenchidos por indicação, sem necessidade de concurso.

O maior número de cargos vai para o Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, pediu aos deputados autorização para contratar mais 261 pessoas sem a necessidade de concurso público. O Judiciário entrou na fila dos novos cargos com um pedido de mais 160 contratações. Para a Assembleia Legislativa, seriam mais 121 cargos

Todos os projetos passaram pela Comissão de Constituição e Justiça. Só dois deputados, Tadeu Veneri (PT) e Homero Marchese (Republicanos) se opuseram à aprovação. Em plenário, espera-se que a aprovação também seja fácil. A aprovação de mais comissionados beneficia os próprios deputados, ainda mais em um ano eleitoral.

A criação de mais cargos foi alvo de questionamentos na Assembleia. Deputados críticos à atual gestão de Ademar Traiano (PSD) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD) dizem que o Legislativo já tem 1,7 mil cargos e que não há necessidade de onerar ainda mais o contribuinte. Só o projeto da Assembleia aumenta os custos em R$ 31 milhões.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima