Servidores suspendem greve em Araucária

Paralisação durou três dias. Sindicato promete ações em locais de trabalho. Mesa de negociação só no próximo mês

A greve dos funcionários da prefeitura de Araucária foi suspensa após decisão da assembleia da categoria realizada na quarta-feira (9). De acordo com o Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar), os servidores decidiram voltar ao trabalho, mas prometem realizar novas manifestações pelas ruas e nos próprios locais de trabalho. Uma reunião entre o sindicato e a administração está prevista para o dia 15 de março.

A greve começou na segunda-feira (7) e a pauta de reivindicações pede a correção da inflação e no vale alimentação, recomposição salarial de 18% e aumento linear de R$ 500 incorporados aos salários.

A paralisação foi considerada ilegal pela Justiça, que deu parecer favorável ao pedido da prefeitura. Uma multa diária de R$ 10 mil estava prevista caso a medida fosse descumprida. Mesmo assim, os trabalhadores iniciaram a mobilização, que teve 70% de adesão do funcionalismo público, segundo o sindicato.

Na terça-feira (8), a prefeitura de Araucária teve acatado na Justiça um pedido de reintegração de posse para que os servidores deixassem o gramado, onde estavam acampados, em frente ao prédio do Executivo municipal. A saída aconteceu no fim da tarde da terça. Cerca de 40 funcionários estavam no local.

Pelas redes sociais, o Sifar afirma que está visitando “os locais de trabalho com orientações sobre as comissões, denúncias das mazelas da saúde, assistência e educação que essa prefeitura há muito tenta esconder”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima