6 músicas que harmonizam com 6 vinhos: ouça o podcast Os Gastronautas

O músico Rodrigo Florenzano e o sommelier e ex-integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná, Douglas Ferrari, debatem a relação entre vinho e música

Música harmoniza com vinho? Ou seria o contrário: há vinhos que combinam com canções? Quando pensamos em harmonização do vinho, a primeira relação que vem à cabeça é, obviamente, com a comida: um branco pode combinar perfeitamente com uma tábua de queijos ou um tinto encorpado com churrasco, por exemplo. Mas será que tomar um grande vinho francês ao som de Charles Aznavour torna a experiência melhor?

No episódio do podcast Os Gastronautas que foi ao ar nesta segunda-feira (11), o músico curitibano Rodrigo Florenzano e o sommelier Douglas Ferrari, dono da adega Cantinetta Sperandio & Ferrari, em Curitiba, e integrante por 19 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, debatem a relação entre notas musicais e notas báquicas, e dão dicas de harmonização.

Com apresentação do editor de gastronomia do Plural, Andrea Torrente, e do empresário Raphael Zanette, do Grupo Vino!, o programa apresenta seis grandes vinhos que dão o melhor de si quando acompanhados do ritmo certo. Abra um vinho, coloque o fone de ouvido e confira a seleção:

1. Tio Pepe Jerez Fino

Harmoniza com: El Sombrero de Tres Picos (Manuel de Falla)

***

2. Barmès-Buecher Alsace Reserve Pinot Noir

Harmoniza com: Ma Mère l’Oye (Maurice Ravel)

***

3. Casa Grande Gran Tannacito

Harmoniza com: Sinfonia 7 (Anton Bruckner)

****

4. Vinho do Porto branco

Um exemplo de vinho do Porto feito com uvas brancas.

Harmoniza com: Al otro lado del rio (Jorge Dexler)

***

5. Château La Nerthe – Châteauneuf-du-Pape

Harmoniza com: She (Charles Aznavour)

***

6. Casarena Lauren’s Vineyard Agrelo Petit Verdot

   

Harmoniza com: Blues del Equipaje (La Mississipi)

***

Ouça o mais novo episódio de Os Gastronautas no Spotify, Google Podcasts ou dê play abaixo. Coloque o fone e acompanhe Os Gastronautas nessa viagem pelo mundo do vinho e da música:

As músicas selecionadas para harmonizar com os vinhos acima fazem parte da Playlist de Os Gastronautas, no Spotify, e podem ser ouvidas na plataforma de streaming ou dando clique abaixo:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima