Chegou o nosso mês: Julho das Pretas

Que nós, mulheres negras, possamos exigir dignidade e felicidade para todas nós

O tema da discriminação, seguido da violência, contra as mulheres negras no Brasil emergiu como um dispositivo para problematizar nuances de uma vivência, que nos leva a entender aspectos fundamentais sobre a subserviência atribuída às mulheres no processo colonial/patriarcal.

Nesse processo, as mulheres negras são atingidas de forma multiplicada. Na perspectiva de combate a essa dupla discriminação, surge o Julho das Pretas, que celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O momento político que vivemos clama pela importância da defesa da vida das pessoas negras, mas é preciso transpor a narrativa da denúncia do genocídio para a valorização das vidas negras. Bem Viver é o projeto político que vem sendo construído desde a Marcha das Mulheres Negras, realizada em Brasília, em 2015, como o objetivo de desmonte desta realidade.

Nossa meta é a construção de uma nova sociedade em que os seres humanos vivam em igualdade e que se acabem as violências estruturais decorrentes dos processos de colonização. E isso, em um momento de crise, ou melhor, de reorganização, para construir outro modelo civilizatório que quebre com os parâmetros eurocêntricos de exploração e banalização da vida.

O Bem Viver valoriza a diversidade humana. Buscamos dar visibilidade para a pluralidade das mulheres negras do Brasil, que são plurais como suas frentes de luta. As mulheres negras organizadas têm atuado na educação por uma infância sem racismo, machismo e violência.

Também lutamos por uma adolescência segura e com possibilidades de futuro, considerando na agenda os temas sobre direitos sexuais e reprodutivos, sexualidade e família e educação pública de qualidade.

De igual importância é o tema da juventude, a faixa etária mais numerosa da população brasileira. Portanto, é fundamental defender o acesso e a permanência dos jovens nas universidades, além de acesso a emprego, a arte e a cultura.

Neste Julho das Pretas 2021, que nós, mulheres negras, possamos exigir dignidade e felicidade para todas nós, lutando pela implementação de políticas sociais e a retomada do processo democrático no nosso país.


Para ir além

O copo, a couve, o c* e a cartola

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima