Pular para o conteúdo

Pesquisa mostra que indecisão e possível racha no PSD ameaçam grupo de Ratinho

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que Rafael Greca e Alexandre Curi ganham de Guto Silva, favorito do governador

Pesquisa mostra que indecisão e possível racha no PSD ameaçam grupo de Ratinho
Rafael Greca com Ratinho Jr no Palácio Iguaçu, nesta quarta. Foto: Redes sociais/Reprodução
Publicado em:

O novo levantamento de intenções de voto para o Governo do Paraná realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (12) mostra que o possível racha no PSD ameaça as chances do grupo de Ratinho Jr nas eleições deste ano. Segundo a pesquisa, caso Ratinho lance Guto Silva (PSD), como é provável, e um dos outros candidatos saia do partido para manter a candidatura, o grupo poderia estar fora do segundo turno.

O senador Sergio Moro continua em primeiro lugar em todos os cenários avaliados pelo Paraná Pesquisas, chegando a vencer no primeiro turno em pelo menos uma das situações, com 47% das intenções de voto. Requião filho (PDT) se mantém sempre acima dos 20%, e seria o mais provável adversário de Moro no segundo turno.

Candidato favorito de Ratinho Jr, o atual secretário das Cidades, não ultrapassa 4,5% em nenhum dos cenários avaliados. Menos conhecido do que os dois outros nomes do PSD, dependeria mais do apoio do governador e de uma campanha intensa, com dinheiro e tempo de tevê, para se viabilizar.

A pesquisa analisou como seria a situação caso o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, ou o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, decidissem sair do PSD para disputar a eleição por outra legenda. Curi cogitaria ir para o Republicanos. E Greca tem uma proximidade com o PP de Ricardo Barros.

Greca é quem se sai melhor nessa situação. Chega a 19,1% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Requião Filho na disputa por uma vaga no segundo turno. Já Alexandre Curi aparece com 11,3% - mais do que o dobro das intenções de voto de Guto Silva.

Nesta quarta, Ratinho Jr se reuniu com Greca para tentar mantê-lo no partido. A ideia parece ser oferecer a vice para um dos candidatos e uma vaga na disputa para o Senado para o outro, na esperança de conseguir uma composição que mantenham todos no mesmo barco.

Veja os números

Cenário 1
Sergio Moro (União) - 44,0%

Requião Filho (PDT) - 23,1%

Alexandre Curi (PSD) - 11,3%

Giacobo (PL) - 4,5%

Guto Silva (PSD) - 4,3%

Luiz França (Missão) - 0,9%
Não sabe/não opinou - 4,9%
Nenhum/Branco/Nulo - 7,1%

Cenário 2
Sergio Moro (União) - 40,1%

Requião Filho (PDT) - 20,4%

Rafael Greca (PSD) - 19,1%

Giacobo (PL) - 4,7%

Guto Silva (PSD) - 4,5%

Luiz França (Missão) - 0,7%
Não sabe/não opinou - 4,7%
Nenhum/Branco/Nulo - 5,7%

Cenário 3
Sergio Moro (União) - 47,0%

Requião Filho (PDT) - 26,0%

Giacobo (PL) - 5,9%

Guto Silva (PSD) - 5,5%

Luiz França (Missão) - 1,3%
Não sabe/não opinou - 6,0%
Nenhum/Branco/Nulo - 8,2%

Metodologia: o Paraná Pesquisas entrevistou 1,5 mil eleitores paranaenses entre os dias 1 e 4 de março. A margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o número PR-06254/2026.

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo

Jornalista, um dos fundadores do Plural.

Todas as reportagens

Mais em Política no Paraná

Ver todos

Mais de Rogerio Galindo

Ver todos