Podcast conta vida de padre negro que se tornou o maior músico do Brasil - Jornal Plural
25 set 2021 - 22h45

Podcast conta vida de padre negro que se tornou o maior músico do Brasil

José Maurício Nunes Garcia se impôs à elite, que foi obrigada a fazer vistas grossas para sua origem e para a cor de sua pele

Um padre negro, casado, com cinco filhos, filho de escravos libertos foi o maior músico do Brasil colonial e do império. Apesar de ser considerado um gênio, José Maurício Nunes Garcia é um desconhecido para boa parte dos brasileiros. Suas obras, tanto as sacras quanto as profanas, são pouco conhecidas no país e merecem ser recuperadas.

O podcast “Quero te apresentar uma pessoa”, do Plural, fala de José Maurício nesta semana, contando de sua infância pobre, do talento que levou a elite carioca a ignorar a cor de sua pele e a origem modesta e lhe dar os cargos mais importantes da Corte. E fala também de sua rivalidade com Marcos Portugal, um músico europeu que veio para o Brasil logo depois da chegada da família real e que teria feito de tudo para desbancar o brasileiro.

“Quero te apresentar uma pessoa” é um programa semanal dedicado a biografias brasileiras. No episódio de estreia, a personagem retratada foi Nair de Tefé.

Entre os próximos biografados estarão o matemático Newton da Costa, criador de um novo tipo de lógica; a pianista Jocy de Oliveira; e João Augusto do Amaral Gurgel, o homem que criou o carro 100% nacional. O programa estará disponível nas principais plataformas de podcasts, sempre aos sábados.

Com apresentação de Sandi Bart, o podcast tem patrocínio do Colégio Esic Internacional. A primeira temporada será composta de 12 episódios.

Siga nas plataformas:

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Google Podcasts

Spreaker

Podcast Addict

Podchaser

JioSaavn

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias