Brasileira indicada ao Nobel poupou bilhões ao país

Imagine uma pessoa que consegue poupar anualmente perto de R$ 10 bilhões para seu país e fazer com que os agricultores em geral se tornem competitivos em todo o mundo. No Brasil, houve uma pessoa assim: Johanna Döbereiner. Personagem do […]

Imagine uma pessoa que consegue poupar anualmente perto de R$ 10 bilhões para seu país e fazer com que os agricultores em geral se tornem competitivos em todo o mundo. No Brasil, houve uma pessoa assim: Johanna Döbereiner.

Personagem do episódio desta semana do podcast “Quero te apresentar uma pessoa”, Johanna nasceu na antiga Tchecoslováquia e se mudou para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, que devastou sua família (a mãe acabou morta num campo de concentração construído pelos tchecos para pessoas de origem alemã depois da guerra).

No Brasil, formada em agronomia, Johanna trabalhou naquele que seria o embrião da Embrapa, e descobriu um modo de usar bactérias para fixar nitrogênio no solo, o que barateou imensamente as culturas de soja, milho e cana.

Embora seja pouco conhecida no país, Johanna é uma das cientistas mais citadas em artigos internacionais e chegou a ser indicada para o Nobel. Para saber mais, ouça o episódio.

“Quero te apresentar uma pessoa” é um podcast do Plural que tem patrocínio do Colégio Internacional Esic. Semanalmente, conta a história de brasileiros que tiveram vidas que merecem ser conhecidas mas que em geral não aparecem nos livros de História.

O programa já contou as histórias de gente como Nair de Tefé, Bertha Lutz, João do Amaral Gurgel e Eugênia Álvaro Moreyra. Para acompanhar o programa, se inscreva em uma das principais plataformas.

Spotify

Deezer

Apple

Google Podcasts

Spreaker

Podcast Addict

Podchaser

JioSaavn

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Brasileira indicada ao Nobel poupou bilhões ao país”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima