No Alto Boqueirão, foi preciso muita cobrança para conseguir asfalto em duas ruas

Em meio ao marketing de "zelo por Curitiba", duas ruas do bairro estão passando por melhorias na infraestrutura

Duas ruas do bairro Alto Boqueirão receberam um novo asfalto, com o objetivo de proporcionar melhorias na infraestrutura local. As obras iniciaram dia 30 de agosto nas ruas Olímpio de Paula Xavier e Odir Susin, situadas no Conjunto Euclides da Cunha, e foram finalizadas no final de setembro. O recapeamento é resultado de uma demanda antiga da população da região, para que haja melhoria na qualidade de vida e na mobilidade urbana.

As iniciativas de revitalização de vias geralmente acontecem por causa de reivindicações das comunidades, a fim de sanar problemas crônicos de pavimentação e garantir infraestruturas mais seguras e duradouras. No caso das duas ruas da região, o antigo pavimento, danificado pelo desgaste natural e pelas intempéries, estava causando desconforto e transtornos às pessoas que convivem no local, tanto pedestres como condutoras de veículos.

Demanda antiga

Há muitos anos a população da região reivindicava por intervenções para solucionar os problemas causados pelo desgaste do pavimento, como buracos, lamas, poças d’água e “remendos”, que prejudicavam a mobilidade e a segurança. Portanto, os moradores comemoram as melhorias, pois além dos benefícios da funcionalidade da via, incluem fatores estéticos, valorização de imóveis e atração de investimentos para o bairro.

Com as sinalizações, agora há informações precisas sobre as ruas preferenciais. Foto: Silvana Bárbara

“Faz muito tempo que estamos pedindo por um novo asfalto, porque fica muito complicado andar nas ruas cheias de buracos, tudo irregular. Idosos e deficientes sofriam ainda mais, porque era muito difícil de se deslocar. E para quem tem comércio também era ruim, porque o bairro fica desvalorizado”, afirma Rosana Souza, aposentada e moradora da região há 32 anos.

As ruas Olímpio de Paula Xavier e Odir Susin dão acesso às vias principais do bairro, ou seja, a Rua Francisco Derosso (local de grande comércio) e a Rua dos Pioneiros (que liga o Alto Boqueirão ao Sítio Cercado). Por essa razão, a obra no sistema viário na região é considerada uma melhoria relevante, para inclusive facilitar o acesso aos entornos.

Além das obras de asfalto, os trabalhos incluem a readequação das sinalizações de trânsito, que, assim como as vias, estavam em estado precário, o que poderia causar graves acidentes. Para Marcos Cardoso, motorista de aplicativo, a revitalização ajuda, mas é somente uma parte da solução dos problemas. “A renovação do asfalto e da sinalização melhora a segurança de motoristas e pedestres que circulam nestas duas ruas, mas existem várias outras com o mesmo problema aqui no bairro. Como sou motorista, em algumas delas tenho que andar a menos de 30 km/h para não causar desconforto nos passageiros”, diz.

Na rua Olímpio de Paula Xavier todo o processo de revitalização está pronto, mas para a rua Odir Susin ainda falta readequar as sinalizações de trânsito no asfalto.

Ruas precárias

A observação de Marcos é coerente e mostra a realidade de muitas ruas do Alto Boqueirão, principalmente a das vias locais. São muitas vezes ruas extensas, que apresentam o mesmo problema de pavimentação precária e falta de sinalização adequada. Andar por determinadas ruas do bairro é um convite para lesões e acidentes, que podem ir desde a uma torção no pé para pedestres, até problemas mais graves, envolvendo ciclistas ou veículos. Até mesmo a Rua dos Pioneiros e alguns trechos da Rua Francisco Derosso apresentam irregularidades, que podem ser bem observadas ao circular na região.

As irregularidades e os “remendos” (que comumente são aplicados como soluções temporárias para o problema) são precariedades que preocupam a população do bairro há muitos anos e uma das principais causas é a falta de investimento governamental na infraestrutura da região, incluindo práticas adequadas de manutenção e reparo. A falta de fundos suficientes resultou em vias de má qualidade, propensas aos danos e aos desgastes.

Ruas com buracos e “remendos” são comuns no Alto Boqueirão. Foto: Silvana Bárbara

Um fato curioso é o de uma demanda antiga ser colocada em prática justamente em meio ao marketing da Prefeitura, que apresenta em várias propagandas na TV e totens espalhados pela cidade, sobre o “zelo por Curitiba”. Com tanta precariedade e falta de infraestrutura nos bairros periféricos da cidade, verifica-se que os cuidados com a população passam bem longe. Para completar o “zelo”, recentemente as ruas Isaac Ferreira da Cruz e Maestro Carlos Frank, incluindo a rotatória que liga as duas vias, também foram revitalizadas. Essas ruas são pontos de acesso a um espaço comercial no qual foi inaugurado em março deste ano uma nova unidade da rede McDonald’s.

Porém, as ruas dos entornos, um pouco mais escondidas, precisam urgentemente de melhorias eficazes na sua infraestrutura, para que sejam devidamente mantidas e seguras para a utilização.

A Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba para obter informações se outras ruas do bairro com os mesmos problemas também serão contempladas com as melhorias. Porém, até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Este texto faz parte do projeto Periferias Plurais, em que o Plural convida jovens de Curitiba a falarem de suas vidas e de suas comunidades. O projeto tem apoio do escritório de advocacia Gasam

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2 comentários em “No Alto Boqueirão, foi preciso muita cobrança para conseguir asfalto em duas ruas”

  1. Cassia Amarante de liz

    A cidade em um todo precisa de asfalto novo, inclusive convido o Plural pra fazer uma visitinha em São José dos pinhais a prefeita não sabe o que é asfalto as ruas estão precárias..

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