Curitiba se juntará a diversas cidades do mundo neste domingo no Dia Mundial Sem Carro. A celebração, realizada anualmente, visa despertar a consciência sobre a necessidade de diminuir a dependência de veículos automotores e incentivar alternativas modais. Nesse passeio, todos os tipos de transportes sustentáveis são bem-vindos.
A programação será diversa e acessível. A concentração do evento será na Praça de Bolso dos Ciclistas, às 14h. Uma hora depois, haverá uma apresentação do Bicibloco — Carnaval Sem Freio, com suas paródias onde a bicicleta e a mobilidade são tema principal. A saída do pelotão será às 16h, rumo ao parque vertical da Arthur Bernardes, para apoiar o movimento “SOS Arthur Bernardes”. Às 17h30 a movimentação retornará ao ponto de partida para a celebração do dia, com música, atividades e comida. Aos ciclistas e entusiastas, esta é uma convocação. Aos que desejam se aventurar numa nova experiência, esta é uma oportunidade.
O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, teve origem na Europa em 1994. A primeira celebração oficial ocorreu em Bruxelas, na Bélgica. Na época, a cidade adotou o dia sem automóveis como parte de um esforço para melhorar a qualidade do ar e conscientizar a população sobre os riscos do trânsito. A iniciativa rapidamente se espalhou pelo mundo e ganhou apoio de organizações ambientais e governamentais.
Em 2000, a celebração foi adotada oficialmente pela União Europeia. Desde então, o evento expandiu sua intenção de conscientização ao incentivar alternativas de transporte, como bicicletas, caminhadas e transporte público. Hoje, é um mecanismo para refletir sobre a mobilidade urbana, a poluição e a qualidade de vida nas cidades, incentivando uma mudança cultural em direção a práticas mais sustentáveis.
Apesar do mau tempo nos últimos dias, o domingo deve ser um dia de sol — segundo o Clima Tempo, a temperatura deve variar entre 20º e 27º, sem previsão de chuva. Perfeito para um passeio coletivo por diversos pontos da capital paranaense. Todas as informações do evento estão disponíveis no Instagram dos organizadores: @pedalpopular, @pedalufpr, @fg.cwb e @massacriticacuritiba
Este texto faz parte do projeto Periferias Plurais, em que o Plural convida jovens de Curitiba e região a falar sobre suas vidas e suas comunidades. O projeto tem apoio do escritório de advocacia Gasam.