Verão 2023-2024: O que fazer em Antonina nas férias

Destino a 80 quilômetros de Curitiba, Antonina é uma boa opção para curte montanhismo, trilhas e banhos de rio e cachoeiras

Antonina, município histórico da região litorânea do Paraná, está localizado a 80 quilômetro de Curitiba, uma viagem que dura aproximadamente 1h20. É o destino perfeito para os amantes de montanhismo, trilhas e banhos de rio e cachoeira. Para aqueles que desejam explorar Antonina e ainda não sabem como aproveitar a cidade, o Plural elaborou uma lista de atividades que podem ser desfrutadas no município.

Estrada da Graciosa

O trajeto que conecta Curitiba a Antonina já faz parte das belezas da cidade. A Estrada da Graciosa atravessa uma área da Serra do Mar, cercada pela Mata Atlântica. O trecho é deslumbrante, repleto de curvas e oferece mirantes, lanchonetes e restaurantes para descanso durante o percurso.

Centro histórico de Antonina

Antonina exibe uma arquitetura do início do século XX, inserida no contexto histórico da industrialização do litoral brasileiro. No centro, além da arquitetura antiga, é possível visitar locais históricos como a Fonte da Carioca, que foi o único meio de abastecimento da cidade até o final da década de 30, o Theatro Municipal de Antonina e a Estação Ferroviária da cidade.

Reserva Natural Guaricica – SPVS 

Na Reserva Natural de Guaricica é possível realizar trilhas com os guias locais. Durante o percurso, os guias compartilham a história dos colaboradores da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), responsável pela reserva que trabalha para reflorestar a área há 20 anos. Para visitar a reserva, é necessário agendar (aqui) com valores a partir de R$ 40.

A Reserva Natural Guaricica fica localizada no território da Grande Reserva Mata Atlântica, uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, realizam ações de desenvolvimento sustentável com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo.

Leia também: Verão 2023-2024 – Tudo o que você precisa saber para passar férias em Matinhos

Ruínas do Casarão Macedo

As Ruínas do Armazém Macedo ficam no centro histórico e relembram três séculos atrás. O casarão à beira-mar, foi um armazém dividido em duas partes, uma destinada ao depósito de erva-mate e a outra usada como habitação pela família Macedo.

Após a reforma para a conservação do espaço as ruínas se tornaram um excelente ponto turístico, perfeito para fotos. A vista do casarão permite observar a baía de Antonina, mar calmo com as montanhas da Serra do Mar ao fundo.

Pico do Paraná

O Pico do Paraná é o ponto mais alto do sul do Brasil e faz parte do roteiro dos entusiastas do montanhismo. A formação rochosa está em Antonina, mas o acesso é feito por Campina Grande do Sul, pela BR-116. A entrada é livre, mas é necessário estar preparado para a trilha, que pode durar de 6 a 10 horas, ou até 14 horas para ida e volta. Caso o pico não seja o destino desejado, ou se você for iniciante nas práticas de montanhismo, é possível fazer trilhas mais curtas.

Bairro Alto

Com seus rios, cachoeiras, praias de rio doce e densa vegetação, a região do Bairro Alto é a área de lazer perfeita para realizar caminhadas ecológicas. Além do apelo natural, a região preserva os vestígios da antiga Usina Cotia. As inúmeras trilhas do local levam a prainhas naturais e rios que podem ser aproveitados no verão, como a Trilha da Conceição.

Vale do Gigante Paraná

O Vale do Gigante está próximo ao Pico Paraná e tem trilhas, cachoeiras, praticar rafting, canoagem observação de pássaros e outros animais da Mata Atlântica. Para participar é necessário agendar com um dos guias, com valores a partir de R$ 70. Além das atividades ao ar livre, o Vale do Gigante oferece pacotes que incluem refeições e estadia.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima