UFPR oferta 2 mil vagas para 110 cursos de graduação pelo SiSU

Inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está oferecendo 2.024 vagas na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As vagas estão disponíveis para 110 cursos e são exclusivas para estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e que não zeraram a redação.

As inscrições estão abertas entre os dias 15 e 18 de fevereiro e podem ser feitas pelo site. As vagas ofertadas são válidas em todas as cidades que a UFPR mantém cursos de graduação: Curitiba, Toledo, Palotina, Jandaia do Sul, Matinhos e Pontal do Paraná. A inscrição acontece como nos vestibulares, o candidato deve escolher dois cursos por ordem de preferência.

Lei das Cotas

Funciona assim: 50% das vagas são disponibilizadas para ampla concorrência e os outros 50% são divididos entre estudantes que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas, estudantes de baixa renda e também para estudantes indígenas, pretos, pardos e pessoas com deficiência.

Resultado

A divulgação do resultado do processo seletivo acontece no dia 22 de fevereiro e as matrículas ocorrem entre os dias 25 e 28 de fevereiro, unicamente. Quem perder o prazo pra inscrição, perde a vaga. Não tem choro, nem vela, nem lista de espera.

Lista de espera

A lista não é automática e só é válida para os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada. Eles poderão se inscrever, entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março, na lista de espera e escolher apenas uma das opções de curso que foram selecionadas no momento da inscrição.

Bancas de validação

Os candidatos aprovados pelo sistema de cotas deverão passar por bancas de validação de autodeclaração, uma maneira de garantir que as vagas sejam oferecidas para pessoas que realmente se enquadram nos critérios. As bancas ocorrem nos dias 1 e 2 de março, online. No dia 24 de fevereiro será disponibilizado em edital os horários e links para acesso às salas virtuais. Não precisam participar da banca os candidatos que já tenham sido validados em processos seletivos anteriores, como o PS-UFPR ou PS-SISU.  

Registro acadêmico

Os aprovados na primeira chamada do SiSU deverão fazer o registro acadêmico, pelo site do Núcleo de Concursos, entre os dias 25 a 28 de fevereiro.

Documentos necessários

  1. Documento de identificação ou, para candidatos estrangeiros, o RNE-Permanente;
  2. Certidão de nascimento ou de casamento;
  3. Histórico Escolar de Ensino Médio ou equivalente;
  4. Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente ou, excepcionalmente, Declaração de Conclusão de Ensino Médio;
  5. Comprovante de situação cadastral no CPF, que deverá ser impresso no site da Receita Federal.
  6. Documentação para a comprovação de renda daqueles inscritos às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo.

Não perca as datas

  • 15 a 18 de fevereiro – inscrições
  • 22 de fevereiro – divulgação do resultado
  • 25 a 28 de fevereiro – matrículas dos aprovados na UFPR
  • 22 de fevereiro a 8 de março – prazo para os não aprovados manifestarem interesse em ficar na lista de espera

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima