TCE chama atenção da Secretaria das Cidades sobre fiscalização de obras públicas

Cronograma físico-financeiro da obra da Delegacia Cidadã de São José dos Pinhais, por exemplo, foi descumprido segundo Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) recomendou que a Secretaria das Cidades do Paraná (Secid) identifique etapas que integram o trâmite de aprovação e revisão de projetos para dar mais celeridade aos processos após elaboração do relatório da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do Tribunal. A CAUD analisou a construção da Delegacia Cidadã, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Ademais, os conselheiros do TCE também pediram um relatório informando quantas pessoas trabalham na antiga Paraná Edificações ou em instâncias coordenadas pela Secid. Além disso, o TCE espera um detalhamento sobre os contratos, obras e quem está fiscalizando cada uma delas. O prazo para cumprimento da recomendação é de 90 dias, mas cabe recurso.

Leia também: Gaeco cumpre busca e apreensão em gabinete de bolsonarista Ricardo Arruda

No caso da obra em São José dos Pinhais, o número do contrato é 3051/19, derivado do Edital LPN nº 6/19, firmado entre a Paraná Edificações (Pred) – extinta pela Lei Estadual nº 21.352/23 – e a empresa Sial Construções Civis Ltda. O local já está em funcionamento e tem com 1.791,23m². O investimento, segundo o Governo do Estado, foi de R$ 6.984.022,67.

O Tribunal de Contas quer ainda que a secretaria, que é comandada pelo vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), também elabore um estudo sobre a capacidade médica de fiscalização dos contratos das obras públicas para aprimorar o fluxo de trabalho da pasta.

A decisão está no acórdão nº 3090/23 – Tribunal Pleno.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “TCE chama atenção da Secretaria das Cidades sobre fiscalização de obras públicas”

  1. Cassia Amarante de liz

    São José dos pinhais é uma cidade que a infraestrutura é zero … não tem planejamento de trânsito mudaram as mãos de rua tornando um trânsito mais precário e zero segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima