Skatistas pedem reativação da primeira pista de skate do Paraná

Primeira pista de skate do Paraná, fica em Curitiba, na Praça da Ucrânia e pode ser enterrada para sempre após reformas

Em 1975, nascia a primeira pista de skate do Paraná, em Curitiba, na Praça da Ucrânia. Cerca de 24 anos depois, em 1999, a pista foi simplesmente enterrada e deu lugar a um canteiro de flores que até hoje permanece no local. Com a reforma da praça prevista para começar ainda este ano e sem sinais da pista nos projetos apresentados pela prefeitura, é possível que a primeira pista de skate do Paraná fique enterrada para sempre.

No projeto original da Praça da Ucrânia, assinado pelo arquiteto José Maria Gandolfi, um dos professores fundadores do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é possível ver nos desenhos do arquiteto um esboço do que seria uma das primeiras pistas de skate do país.

A confusão que pode rolar é que, originalmente, a pista não foi criada para o uso dos skatistas. “Há dois meses, as feras dos skates descobriram que uma antiga pista de patinação, na Praça da Ucrânia, no Jardim Champagnat, limpa, poderia servir como pista de skate”, diz um jornal publicado na década de 70.

A pista funcionou tranquilamente por pelo menos 24 anos e até passou por uma reforma em 1998. Mas foi em 1999 que, da noite para o dia, a pista deixou de existir. “Teve um dia que eu fiquei na pista até tarde. No dia seguinte, um amigo me ligou e disse que a pista estava sendo coberta de terra por alguns caminhões”, conta Luís Fernando Toledo, que faz parte do movimento que luta pela reativação da Pista da Ucrânia.

Toledo relata que na época os skatistas da cidade tentaram argumentar com a prefeitura sobre a importância da existência da pista. “Aquela era a única pista da região. Eu mesmo comecei a andar de skate ali porque não tinha nenhuma outra pista de skate se não a da praça”, diz.

Segundo registros de jornais da época, a Prefeitura de Curitiba conversou com skatistas e prometeu a criação de uma nova pista na região. O que, de acordo com os praticantes do esporte, nunca ocorreu. Pelo menos por alguns anos, a discussão para reabertura da pista no local ficou debaixo das rodas de um skate.

Leia também: A história de como o skate chegou a Curitiba

Movimento Pista da Ucrânia

Mas em 2022, o projeto “PáS na Ucrânia” foi criado com o intuito de buscar maneiras para reativação da pista da Ucrânia. Atualmente, o projeto conta com 1.531 seguidores nas redes sociais e já recebeu apoio do skatista profissional Danilo do Rosário e de Fernando Badaui, vocalista e líder da banda de hardcore melódico brasileira CPM 22.

Ainda segundo Toledo, o movimento já se reuniu com a Secretaria do Meio Ambiente. “Na ocasião, nos informaram que a pista não seria desenterrada em razão do barulho. Então, fizemos um projeto e elencamos diversos motivos e soluções para reativação da pista”, conta o skatista.

Leia mais: Como Curitiba passou das pistas improvisadas à capital do skate

Entre as soluções apresentadas estão a implementação de horários de uso da pista, instalação de câmeras de monitoramento e rondas policiais que, além de fiscalizar a pista, também aumentariam a segurança na região.

Para Gabriel de Almeida, professor de skate, a reativação da pista seria ideal para os iniciantes no esporte. “O formato da antiga pista era perfeito para os iniciantes. Ela era um pouco menor e mais baixa. Eu, como professor, sei que esse espaço seria ideal para quem está começando no skate”, diz.

Almeida aprendeu a andar de skate na fase adulta e não teve a oportunidade de andar na antiga pista, mas como pai, adoraria que o filho pudesse aproveitar uma pista na região. “Outro interesse pela reativação é levar meu filho. Ali seria um lugar ideal para crianças começarem a andar de skate”, diz.

Com a reforma da Praça da Ucrânia, os skatistas temem que uma parte da história do esporte no estado seja enterrada junto com a pista. No entanto, devido a seus esforços, na última quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a indicação de sugestão à Prefeitura sobre a revitalização da praça da Ucrânia. O pedido é para que as obras contemplem a reativação da pista de skate.

A sugestão não é impositiva; agora cabe ao Poder Executivo avaliar e decidir se acata, ou não, a proposta.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima