Sim, vai esfriar no Paraná. Mas não, você não vai virar picolé

Simepar e Defesa Civil dizem que previsão de frio mais intenso do século é equivocada

Começou a correr neste fim de semana a história de que o frio mais intenso do século está prestes a atingir o Paraná. Quem começou com o caso foi o instituto Metsul de meteorologia, que chegou a falar em sensações térmicas de 25 graus negativos em algumas partes do país. Mas segundo o Simepar e a Defesa Civil do Paraná, não é bem assim.

Existe de fato uma massa de ar polar se aproximando do Sul do país. Provavelmente a partir de quarta-feira as temperaturas no Paraná devem cair bruscamente. Mas a previsão do Simepar é de que não seja nada muito diferente da última onda de frio que chegou ao Paraná, há cerca de uma semana. “Na segunda-feira devemos ter uma ideia mais clara das temperaturas. Mas estão fazendo um alarde que não tem base nas previsões que temos até o momento”, disse ao Plural a meteorologista Lídia Mota, do Simepar.

A previsão de quarta-feira até o momento, por exemplo, é de mínima de 4 graus positivos. A tendência é que esfrie até mais do que isso, e de fato existe a chance de temperaturas negativas, que podem permanecer até o fim da semana. Mas segundo Lídia Mota, a ideia de que dá para prever o frio mais intenso em décadas não tem fundamento.

A Defesa Civil do Paraná também se pronunciou para acalmar as pessoas. Disse que as temperaturas previstas são referentes a uma altitude de 1.500 metros e que não há motivo para crer que a frente fria causará temperaturas diferentes daquelas a que os paranaenses estão acostumados no inverno.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Sim, vai esfriar no Paraná. Mas não, você não vai virar picolé”

  1. A população entra em pânico mesmo! Se vier do jeito anunciado muitas mortes ocorrerão, o brasileiro não tem roupas apropriadas para enfrentar o frio que estão anunciando. A situação das pessoas que moram nas ruas ou desprovidas de agasalhos, alimentos, etc. Os animais que ficam a mercê do tempo!! Deus nos livre deste mal mais uma vez!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima