Saiba como denunciar atos antissemitas e apologia ao nazismo

No Brasil, apologia ao nazismo é crime

A fala antissemita do youtuber Bruno Aiub, o Monark, defendendo a existência de um partido Nazista no Brasil, trouxe à tona a questão do genocídio contra os judeus, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e também pautou a discussão sobre crime e liberdade de expressão.

No Brasil, é crime fazer apologia ao nazismo, previsto no art. 20, da Lei nº 7.716/89 do Código Penal, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Se a apologia é realizada por meio de fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a suástica ou gamada a pena é maior (§1º do mesmo art.20), conforme informa o historiador Michel Ehrlich. do Museu do Holocausto de Curitiba.

De acordo com informações da Polícia Federal, a média de inquéritos que investigam apologia ao nazismo sofreu um boom. Até 2018 eram instaurados de 4 a 20 inquéritos por ano. No ano seguinte foram abertas 69 investigações e em 2020, os policiais federais investigaram 110 casos. Os dados foram divulgados pela Agência Senado.

As investigações, via de regra, acontecem por meio de denúncias. Caso a pessoa presencie ou saiba de informações que atos antissemitas, ela pode entrar em contato com as polícias, bem com o Ministério Público e, se for o caso, com entidades ligadas à comunidade judaica.

“Se for necessário apoio jurídico, pode buscar orientações em entidades como a Federação Israelita”, explicou o Ehrlich.

Liberdade de expressão

Argumento muito defendido por Monark, o conceito de liberdade de expressão é muitas vezes deturpado. “Invocar o argumento da liberdade de expressão é algo que tem sido utilizado para defender ideias racistas, homofóbicas etc. As nossas ações esbarram nos direitos das outras pessoas, então a liberdade não é absoluta”, diz Ehrlich.

Para fazer a denúncia

  • Tenha o máximo de provas possíveis sobre o ato antissemita: fotos, vídeos, prints.
  • Tente obter informações sobre quem está cometendo crime: nome, endereço, etc.
  • Acione as autoridades policiais através 197, 194 ou 190.
  • Procure representantes da comunidade judaica para orientação jurídica.

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “Saiba como denunciar atos antissemitas e apologia ao nazismo”

  1. Michel ostrowski

    Um cara no WhatsApp, posta status nazistas totalmente fazendo apologia a Adolf hitler, usa figurinhas nazistas, diz que judeus mereceram morrer e Apoia os Campos de concentração de Judeus.

  2. Os neonazistas usam fachada de esquerda em seus canais para divulgar vídeos e propagandas supremacistas. Fiquem espertos e denunciem

  3. Opa, sou de escola pública e conheço um grupo de neo-nazistas, tenho prints de grupos nazistas e apologias como desenhos de suasticas na testa, roupa e falas. Também praticam racismo, homofobia e machismo. Caso denuncie, algo pode ocorrer contra eles?

  4. Mateus Henrique Corrêa

    Sou judeu e já fui humilhado na internet por ser judeu. Não sei quem são as pessoas das contas que me mandaram msg, mas foram extremamente antissemitas.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Mateus, lamento muito o que aconteceu contigo. Recomendo que você faça uma ata em cartório das mensagens recebidas e o registro do Boletim de Ocorrência. Mesmo que a polícia não aja com o empenho necessário nesses casos, os BOs dão visibilidade pra essas ocorrências, levando a uma pressão pra uma resposta mais eficiente do Poder Público. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima