Prefeitura de Curitiba ainda não divulgou se transporte público será gratuito no segundo turno

No primeiro turno a prefeitura de Curitiba acompanhou a decisão e as catracas dos ônibus foram liberadas

A prefeitura de Curitiba ainda não divulgou se o transporte público será gratuito para a população no segundo turno das eleições. Nesta semana o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer o serviço sem custo.

No primeiro turno a prefeitura de Curitiba acompanhou a decisão e as catracas dos ônibus foram liberadas. Agora a expectativa é de que na próxima semana, quando o prefeito Rafael Greca (PSD) reassume a prefeitura, seja editado o decreto repetindo a gratuidade.

Conforme a decisão de Barroso os prefeitos que liberarem os ônibus não serão responsabilizados por crime eleitoral ou improbidade administrativa. A decisão do ministro ocorreu por conta de um protocolo feito pela Rede Sustentabilidade.

Campanhas

Em 2 de outubro, primeiro turno das eleições, o nível de abstenção chegou a 20,9%. Esse dado preocupa as campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quinta-feira (20) o ex-presidente Lula afirmou que o “primeiro objetivo é diminuir a abstenção”, durante evento no Rio de Janeiro. A gratuidade do transporte, no caso dos petistas, pode ser interessante porque os eleitores que possuem renda menor preferem votar em Lula.

Do lado do presidente Bolsonaro, como o perfil do eleitorado é de pessoal que têm renda mais alta, a preocupação é com o feriado do dia 2 de novembro, finados. Com a eleição acontecendo dia 30, pode ser que as pessoas deixem de votar para viajar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima